Seguem abertas as inscrições para ser uma família acolhedora em Santa Bárbara d’Oeste. A equipe técnica do “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” intensificou a divulgação do programa em instituições religiosas e na imprensa.
O “Ninho” possibilita cuidado temporário, em casas de famílias acolhedoras, para uma criança, adolescente ou grupo de irmãos de 0 a 18 anos que no momento não podem permanecer na sua família de origem, por determinação judicial.
A inscrição pode ser feita via site oficial da Prefeitura www.santabarbara.sp.gov.br no banner “Acontece”, localizado abaixo do campo “Notícias”. As famílias interessadas serão avaliadas e devidamente capacitadas para acolher a criança ou adolescente. Caso sejam selecionadas, receberão acompanhamento da equipe técnica do “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”.
Ninho
O Serviço em Santa Bárbara nasceu a partir da necessidade de se viabilizar a modalidade de acolhimento em família acolhedora de crianças e adolescentes em situação de risco, fazendo parte de uma gama de serviços vinculados à proteção. Trata-se de um Serviço de Acolhimento Provisório que compõe a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade Acolhimento Familiar, representando um avanço histórico na oferta de acolhimento.
Em Santa Bárbara o serviço ganhou o nome “Ninho” que, como seu próprio nome diz, significa lugar de proteção, aconchego e retorno às origens. Foi criado um logo nas cores marrom e verde com desenho de Ninho e corações. De acordo com a Psicologia das Cores, o marrom está associado à solidariedade, conforto e confiabilidade, além de se remeter a segurança e uma casa acolhedora. Já o verde é a cor do equilíbrio e harmonia – responsável por equalizar as emoções.
Para ser uma Família Acolhedora no Município é preciso atender os requisitos mínimos: ser maior de 18 (dezoito) anos; ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de diferença com o acolhido; ser morador de Santa Bárbara; ter a aceitação de todo o grupo familiar com a proposta de acolhimento; não apresentar problemas psiquiátricos, de dependência de substâncias psicoativas e não estar respondendo processo judicial; ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção.
Em caso de dúvidas, as famílias podem entrar em contato diretamente com a equipe do Ninho pelo telefone e WhatsApp 3454.0795 ou pelo e-mail familiaacolhedora@santabarbara.sp.gov.br ou ainda na Rua Dante Tortelli, 51, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.




VEJA TAMBÉM
Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realiza 1º Feirão de Empregos com mais de 600 vagas disponíveis
Assaí realiza mutirão de empregos em Santa Bárbara d’Oeste nesta quinta-feira
Papai Noel chega no sábado, dia 08, e abre temporada natalina do Tivoli Shopping