O vereador Paulo Monaro (MDB) protocolou, hoje (18), projeto de lei que dispõe sobre a criação do “Programa Fila Zero” no atendimento, nas unidades de saúde de Santa Bárbara d’Oeste, para pessoas diagnosticadas com câncer. De acordo com a propositura, esse programa consiste em priorizar o atendimento, seja em consultas ou exames, no prazo máximo de 72 horas.
Ainda de acordo com o projeto, as empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, também aos pacientes que estejam se submetendo a quimioterapia ou radioterapia. Além disso, as pessoas diagnosticadas com câncer terão prioridade no agendamento da perícia médica para o cadastramento do cartão de transporte no programa “Passe Vida”.
“Justifica-se essa lei pela gravidade e evolução rápida da doença se não tratada, para que os pacientes com diagnóstico de câncer não fiquem em listas de espera, agilizando o agendamento das consultas médicas com especialistas e os exames de diagnóstico”, explicou Monaro.




VEJA TAMBÉM
Aprovado projeto de Rosana Valle que garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos
Vereador Monaro quer instalação de dispositivos de segurança em piscinas para prevenir acidentes
Vereador Celso Ávila questiona redução na coleta de lixo em bairros de Santa Bárbara d’Oeste