Uma empresa sem comunicação está fadada ao fracasso. Por isso, saber trabalhar sua comunicação interna e externa é um passo essencial para conseguir explorar melhor suas capacidades e ter recursos para alavancar seu negócio.
Estes dois elementos são distintos entre si, mas ambos são de extrema importância para construir uma marca com qualidade e conquistar um bom posicionamento no mercado ao fazer uma abertura de empresa em São Paulo.
Entenda mais sobre os tipos de comunicação
A comunicação externa é toda aquela usada para conseguir transmitir uma boa imagem de uma empresa para o público que a acompanha. Esse tipo de comunicação é essencial para apresentar sua empresa para novos públicos e aumentar seu potencial de possibilidades.
Por outro lado, a comunicação interna é aquela que tem como principal objetivo a organização e simplificação das relações entre os colaboradores de sua empresa.
É um passo muito importante para conseguir uma produtividade maior em seu ambiente de trabalho, seja você dono de uma empresa que trabalha com a produção de equipamentos para internet ou com qualquer outra frente.
Afinal, qualquer empresa possui um sistema de trabalho muito qualificado, com um grande potencial de engajamento que precisa de uma estrutura de comunicação para melhorar sua efetividade.
Ademais, quando todos os colaboradores estão em constante comunicação e com clareza e objetividade de informações, é mais fácil continuar o processo de trabalho de maneira mais efetiva. Dessa forma, você consegue aperfeiçoar todas as suas ações.
Já a comunicação externa precisa ser atrativa e com uma linguagem que se comunique com seu público.
O objetivo principal da comunicação externa é construir uma imagem com qualidade e efetividade, fazendo com que as pessoas se interessem pelo que você tem a dizer durante uma abertura de empresa contabilidade ou de qualquer outro ramo.
Por isso, a comunicação cria um posicionamento mais qualificado e potencializa suas relações com outras empresas, clientes e até mesmo com órgãos públicos.
É importante ter em mente que você pode ter uma qualidade mais efetiva para esse tipo de ação através de uma comunicação clara e concisa, e não deve misturar esse tipo de linguagem com a publicidade, cujo principal objetivo é atrair o público para iniciar o relacionamento.
Veja como melhorar sua comunicação interna
Para conseguir aprimorar sua comunicação interna, existem algumas ações muito importantes e que podem ajudar bastante. Entretanto, é preciso compreender que cada empresa tem um potencial único de engajamento.
É importante pensar que você precisa conseguir nortear sua comunicação para melhorar sua produtividade e ter uma empresa muito melhor qualificada, melhorando a forma como você dialoga com seus colaboradores.
Entre os principais pontos estão os seguintes:
Conheça sua empresa
Um dos primeiros passos para conseguir conquistar resultados mais expressivos com sua comunicação externa é conhecer sua empresa e as pessoas que trabalham nela.
Entender sua posição enquanto gestor é muito importante para ter mais qualidade em sua ação, por exemplo, dentro de uma empresa de cesta básica de natal. Entender melhor a forma como você se comunica é fundamental.
Aprenda mais sobre a cultura da empresa, seus objetivos, missão e valores, para conseguir criar uma comunicação adequada que possa ser estruturada para atingir objetivos mais expressivos.
A mesma coisa acontece com seus funcionários. Eles precisam se inteirar da cultura da empresa e de sua história. A experiência profissional é um importante elemento para ter uma comunicação interna mais expressiva.
Reconhecimento profissional
Outro importante elemento da comunicação interna é identificar os esforços e as vitórias de seus colaboradores e reconhecê-los por isso.
Não deixe de elogiar publicamente, exaltar feitos de qualidade e apresentar os bons resultados de sua equipe de, por exemplo, motoboys em São Paulo de maneira pública.
É importante ter em mente que críticas e feedbacks negativos devem ser feitos no particular, para não expor seu colaborador e colocá-lo em uma situação desconfortável.
Entretanto, feedbacks positivos e elogios devem ser valorizados e reconhecidos, colocando seu colaborador em um patamar mais qualificado profissionalmente, fazendo com que seu funcionário se sinta muito mais valorizado ao trabalhar em sua empresa.
Esse tipo de ação é importante para conseguir uma melhor gestão de seu quadro de funcionários, diminuindo a taxa de turnover e garantindo que as pessoas estarão mais engajadas com o processo empresarial.
Esse tipo de sentimento é possível com uma comunicação interna de qualidade, que terá resultados muito mais expressivos ao vender, por exemplo, catraca para academia, bem como qualquer outro item.
Planejamento
O planejamento é uma parte fundamental do processo trabalhista como um todo. É importante ter em mente que ter sua movimentação e suas ações é muito importante para gerar um interesse maior em sua empresa, conquistando um espaço qualificado.
Comunicar-se com efetividade depende de conhecimento, e com o planejamento sua empresa terá todas as ações organizadas para que você consiga passar dados e informações com muito mais clareza, aproveitando melhor o ambiente de trabalho como um todo.
Além disso, por ter uma rota a seguir e uma informação antecipada de todas as ações da empresa, é possível identificar se algo não está apresentando a efetividade desejada e trabalhar a comunicação com a equipe para fazer alterações.
Clareza de comunicação
Quando você cria uma mensagem comercial, e deseja que todos seus colaboradores o compreendam, é importante ser acessível. Pense em todas as pessoas que trabalham para sua empresa quando estiver criando um comunicado oficial.
Lembre-se, você precisa ter uma expressividade mais adequada para esse tipo de ação, por exemplo, quando estiver trabalhando com uma assessoria contábil em São Paulo.
Muitas vezes, trabalhar com estes recursos é mais importante do que parece. Isso porque mensagens com muitos termos técnicos ou com uma comunicação complicada pode não atingir as pessoas que precisam.
Tenha em mente que por mais conhecimento técnico que você tenha, talvez o receptor da mensagem não consiga compreender, e você deve criar o material de comunicação pensando nele, e não em você.
Trabalhando sua comunicação externa
A comunicação externa tem um impacto tão importante quanto a interna. Enquanto a interna lida com os processos de sua empresa, a outra é focada em tornar sua companhia relevante no mercado, mais conhecida e com uma expressividade maior para suas interações.
Para isso, é importante tomar atenção em alguns elementos importantes também, que terão muito mais efetividade na comunicação. Além disso, é importante ter em mente que você pode trabalhar esse conceito de comunicação por diversos meios, como:
- Mensagens diretas;
 - E-mail marketing;
 - Redes sociais;
 - Sites ou blogs.
 
Quanto mais você conseguir explorar esse tipo de recurso, melhor para conseguir atingir a maior quantidade de pessoas interessadas em sua empresa de, por exemplo, advogado especialista em direito do consumidor.
Defina com quem você se comunica
O primeiro passo para você conseguir mais efetividade em suas ações é saber com quem você está falando. Para isso, é importante que sua empresa consiga identificar corretamente seu público-alvo.
O público-alvo é o grupo de pessoas que têm interesses e gostos em comum, e tem uma propensão maior de consumir com você. Estas pessoas normalmente têm um tipo de comunicação própria, que tem mais potencial de engajamento.
Saber abordar essas pessoas com qualidade é um ponto fundamental para sua estrutura de negócios.
Tipo de linguagem
Cada empresa tem um tom de voz único, e é preciso saber identificar corretamente esse tipo de ação para você conseguir resultados mais efetivos. Algumas empresas precisam de um tom mais formal e sério, para lidar com alguns tipos diferenciados de clientes.
Por outro lado, empresas com um público mais jovem e integrado a internet e as redes sociais acabam gerando uma comunicação mais informal, divertida e com uso de gírias e memes, imagens engraçadas que são muito utilizadas nas redes sociais.
Dessa forma, você tem uma comunicação mais efetiva com o público que está tentando alcançar, identificando estes elementos com mais qualidade.
Mantenha sempre uma boa gestão
A gestão de marca é um processo muito importante, pois garante que a comunicação será bem efetiva e você conseguirá atingir seus objetivos sem precisar lidar com muitos obstáculos. Entretanto, é preciso manter um alerta constante.
Quanto mais você explora sua comunicação externa, maior é a chance de conseguir atingir seu objetivo com mais qualidade, e isso acaba ajudando a empresa a entender o que seus clientes desejam consumir e como falar com eles.
Quanto mais empatia você apresentar para seus consumidores, maior será a chance de conversão em vendas.
Considerações finais
Trabalhar a comunicação é um dos pontos principais para conseguir alavancar uma marca, e conquistar resultados mais efetivos. Por conta disso, é importante saber como lidar com esse tipo de recurso, e explorar todo o seu potencial de engajamento.
Essas ações são importantes para você conseguir trabalhar com mais qualidade, tanto de maneira interna quanto externa.
Enquanto a comunicação interna permitirá que seus processos sejam melhores estimados e realizados, a comunicação externa permite que você consiga alcançar melhor o engajamento com seu público e conquistar resultados muito mais expressivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



