Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Atritos no trabalho: como gerenciar conflitos entre profissionais de mesmo nível hierárquico?

Redação 25 de julho de 2018 5 minutes read

Quando se trata de pessoas, a gestão de conflitos é indispensável, afinal, em um ambiente de trabalho, convivem opiniões e personalidades diversas. Mas, apesar de muito se falar sobre como manter uma boa convivência com o chefe, pouco se comenta sobre o conflito com os pares, aqueles profissionais de mesmo nível hierárquico. Lidar com essas divergências, muitas vezes, é mais complexo do que resolver os problemas com a liderança.

Os conflitos são comuns e acontecem pelos mais variados motivos. Competitividade agressiva e não saudável, visões diferentes sobre como conduzir um projeto em comum, diferentes interpretações sobre uma mesma questão, fofocas, etc. Mas, em todos os casos, o real problema é a dificuldade de convivência, a inabilidade de comunicação e a falta de abertura para feedbacks e relacionamentos mais transparentes.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Algumas empresas acreditam que criar competições internas incentiva seus colaboradores a baterem as metas mais facilmente. No entanto, a verdade é que ambientes assim ficam tensos e cercados pelo clima de disputa. Nesse cenário, onde um precisa perder para o outro ganhar, as brigas, discussões e panelinhas se formam com facilidade. Uma das faíscas mais comuns são as corridas por promoções e, a única forma de gerenciar essas questões sem causar ainda mais frustração, é com uma boa política de meritocracia.

O problema de ambientes competitivos que não possuem política meritocrática, é que o ser humano não consegue estabelecer valor para conceitos absolutos, ou seja, sempre precisamos de uma base de comparação e, nesse caso, será o desempenho do outro e não a meta estipulada. Descontruir uma cultura de competição é uma tarefa complicada, mas indispensável para os dias de hoje. Estabelecer uma régua atingível para todos os colaboradores é o primeiro passo de mudança para transformar a cultura competitiva. Afinal, produtividade não se discute! Dia após dia, o mundo torna-se colaborativo e é fundamental internalizar isso dentro das organizações.

Quando entendemos que podemos construir um ambiente ganha-ganha entre todas as partes, a empresa se torna a maior beneficiada. Equipes fortes são aquelas que pensam em conjunto, respeitam as diferenças e aprendem e se beneficiam com essas diferenças.

As fofocas e divergências de opinião são conflitos muito comuns e até inevitáveis dentro das estruturas organizacionais, mas essas, na minha opinião são problemas menos graves. Afinal, elas nascem por meio da convivência e não de políticas formais ou informais da empresa. São desentendimentos que surgem no dia a dia e podem ser resolvidos com uma boa conversa. Essa, inclusive, é a melhor forma de tratar todos os problemas, apesar de muitos profissionais evita-la.

O primeiro passo deve ser dado sem levar a questão para a liderança. O profissional que estiver incomodado com a situação deve sentar-se com seus colegas e expor o que o está acontecendo. Nessas horas, mais importante do que falar é ouvir. Ter uma escuta ativa e empática para entender os outros envolvidos é imprescindível para solucionar a questão. É importante não se colocar na defensiva. Escute e aprenda com o que está ouvindo, às vezes algo sem importância pra você pode ser algo muito sério pra outra pessoa e, claro, o contrário também vale.

No entanto, em casos mais extremos, quando a conversa com os pares não for suficiente e os conflitos estão interferindo no desempenho do trabalho, os problemas devem ser levados para a liderança. Quando isso acontecer, o profissional precisa adotar a postura resolutiva e não de combate e julgamentos. Apontar os defeitos e culpar as outras pessoas não é o caminho. O comportamento maduro e esperado de um profissional é apresentar a situação, argumentar sobre seu ponto de vista e convidar os colegas para ter essa conversa junto com a liderança.

A gestão irá atuar como um mediador, um ponto neutro que, com estratégia, coerência e negociação, encontrará uma resposta que satisfaça a ambos os lados. Para encontrar a raiz dos desentendimentos, o líder deve analisar os pontos de vista conflitantes antes de agir. É importante manter-se imparcial para não se contaminar emocionalmente e assim sair da situação com um plano racional. Outra estratégia é pedir que as partes apresentem seus argumentos com dados mensuráveis e com exemplos reais, assim, não haverá contestações e serão evitados ‘achismos’.

Quando a liderança é acionada é primordial que ela tome iniciativa sobre as questões, por menor que essas possam parecer. A omissão é um gatilho poderoso para instaurar um clima de desconfiança dentro do time. Se a equipe perder a segurança que tem na autoridade do líder, a falta de engajamento e a desmotivação serão trilhas fáceis de serem percorridas. E, nesse caso, um problema que parecia pequeno e sem importância, desencadeia muitos outros, inclusive demissões e descumprimentos de metas.

Por mais difícil que possa parecer, sentar para conversar é a única maneira de gerenciar esses problemas. Fingir que nada está acontecendo e empurrar a sujeira para debaixo do tapete prejudica sua imagem pessoal, seu desempenho profissional, destrói a autonomia e colaboração do time – sem falar que contribui para construção de um clima empresarial detestável. Não vale a pena deixar isso acontecer. Assim como qualquer outro tipo de problema, é importante encará-lo de frente, reconhecer que ele existe e buscar alternativas junto com os envolvidos. Desejo sucesso e coragem para você, caso um dia enfrente alguma situação assim.

Felippe Virardi é formado em administração de empresas, executivo com mais de 10 anos de experiência na área de marketing e vendas e headhnter na Trend Recruitment, boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Expo Noivas de Limeira sorteia viagem a Capitólio para o casal;
Next: Especialistas discutem políticas de saúde para controle da epidemia do diabetes
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente