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7 alimentos ricos em vitamina C

A mais famosa das vitaminas é fundamental para manter as defesas do organismo com força total. Diversificar o consumo é uma boa ideia.

 

Você sabia que praticamente todas as frutas e as verduras contêm alguma quantidade de vitamina C? Ainda bem, porque o ideal é ingerir essa vitamina todos os dias, já que o nosso corpo não a armazena, eliminando todo o excedente pela urina.

 

Há várias formas de consumir essa vitamina tão importante. Pode ser comendo uma fruta ou verdura, tomando um chá gelado, um suco, uma vitamina ou, até mesmo, em forma de suplemento, como a famosa pastilha que dissolve na água.

O que é que ela tem?

Antes de partirmos para a nossa lista de alimentos cheios de vitamina C, vamos lembrar porque ela é tão necessária para o nosso corpo. A maioria de nós já sabe que precisa dela, mas você conhece os motivos?

 

A função mais famosa do ácido ascórbico, outro nome da vitamina C, é dar suporte ao nosso sistema imunológico. Isso acontece porque ele tem propriedades antioxidantes, que ajuda a combater os radicais livres nas células.

 

Esse nutriente também ajuda o nosso corpo a absorver ferro, prevenindo a anemia. Além disso, estimula a produção de colágeno, que é essencial para os nossos ossos, reduz o acúmulo de colesterol nas artérias, sendo boa para a saúde do nosso coração também. Ou seja, realmente a vitamina C tem muitas funções importantes.

Qual é a quantidade ideal?

Uma curiosidade é que, apesar de todos precisarmos dela, essa necessidade varia dependendo da pessoa. Em geral, crianças precisam de uma quantidade maior que os adultos, enquanto o mesmo ocorre com gestantes e lactantes.

 

Além disso, é uma boa ideia reforçar o consumo se você é atleta, porque ela ajuda a garantir a recuperação e prevenir lesões nos músculos.

 

Onde encontro?

Agora que você já entendeu que ela é essencial e precisa consumi-la todos os dias, fique tranquilo, o que não falta na natureza é alimento rico em vitamina C. No entanto, se você quer reforçar o seu organismo, é bom apostar naqueles que possuem maiores quantidades.

 

Separamos, a seguir, quatro frutas e três verduras que encontramos em qualquer feira e que, se incluídas no nosso cardápio diário, vão garantir que não nos falte vitamina C.

Laranja

Uma laranja de tamanho normal costuma ter mais de 50 mg de vitamina C, o que já supre a necessidade diária de um adulto comum, que é de cerca de 45 mg. Talvez, por conta dessa quantidade quase exata, ela seja uma das mais famosas fontes dela.

Limão

Assim como a laranja, todo mundo sabe que o limão tem vitamina C. Isso é verdade: o suco de um limão puro costuma ter mais de 70 mg dela. O mais legal do limão é que ele muito versátil, pode ser usado como tempero, em suco, em um chá verde e no que mais você achar que o sabor ácido é bem-vindo.

Acerola

A acerola é uma das frutas mais ricas em vitamina C. Dá para fazer um suco ou chupar a fruta fresca, que é uma delícia. Cada 100 gramas de acerola costuma ter, pelo menos, 1.500 mg do nutriente.

Goiaba

A goiaba também é cheia de vitamina C, além de A e B por isso, tem alto valor nutricional e propriedades medicinais. Sua polpa doce vai bem em sobremesas, geleias e sucos.

Brócolis

O brócolis também tem boas quantidades de vitamina C, sendo é cheio de outras substâncias importantes, como A, B1, B2, B6 e K, além de fibras e cálcio. Outra vantagem é que ele é fácil de preparar e tem pouquíssimas calorias.

Pimentão Amarelo

Além da vitamina C, o pimentão amarelo tem boas quantidades de vitamina A e seu sabor único é ideal para incrementar muitas receitas. Ele também previne vários problemas, como as doenças oftalmológicas, as cardiovasculares e até o câncer.

Couve

Perfeita para acompanhar a feijoada ou um suco verde, a couve é rica em cálcio e vitamina C. Ela também é famosa por suas propriedades detox, pois possui glicosinolatos, que ajudam a eliminar as toxinas do corpo.