A arte de transformar as palavras em poder, persuasão e convicção te ajuda a conquistar novas oportunidades em diferentes situações
Saber se comunicar é ter um grande poder nas mãos. As palavras bem ditas conseguem conquistar outras pessoas e, no caso de quem vende um produto ou serviço, contribui para fidelizar a clientela.
Você já pensou em fazer um curso de oratória para melhorar a forma como fala com as outras pessoas? A verdade é que você vai se sentir mais seguro em diversas situações, desde no trabalho até em uma conversa casual na qual precisa expor sua opinião. Confira agora 5 motivos para desenvolver sua oratória:
-
Perder o medo de falar em público
A ideia de falar para um público, seja de cinco, seja de mil pessoas, causa vários sintomas incômodos em você? Pode ser uma simples dor de barriga, suar frio, gaguejar ou dar branco, não importa o quanto você se prepare, parece que sempre lida com esses sintomas.
É muito normal para quem tem medo de falar em público e não está relacionado com não entender do tema a ser falado. Ao contrário, envolve uma insegurança pessoal. Ao desenvolver a oratória, você aprende técnicas que lhe ajudam a ter mais segurança.
Alguns truques incluem focar em uma pessoa ou em um ponto específico, evitar gesticular demais, massagear a região entre o dedo indicador e o dedão, tudo com o intuito de relaxar. Depois, são trabalhadas outras questões, como a linguagem a ser tratada e o uso de “é isso”, “né” ou “daí” que podem deixar a conversa muito informal.
-
Aumentar sua credibilidade
A oratória também aumenta sua credibilidade. Afinal, quem sabe falar bem passa a sensação de segurança, de que realmente domina aquele assunto. Não importa o que esteja sendo comentado, quem está ali se sente à vontade para continuar ouvindo e quer saber mais.
Para entender como está sua credibilidade ao conversar com as pessoas, no ambiente de trabalho, no dia a dia ou em uma palestra, vale começar se observando no espelho.
Você fala bem, de forma tranquila, mas mexe muito as mãos ou está encolhido, como se quisesse se esconder? Quem está assistindo percebe que a mensagem falada não condiz com a linguagem corporal, por isso, quando você alinha as duas situações, ganha mais credibilidade.
-
Melhorar seus relacionamentos
A melhora dos relacionamentos de amizade, trabalho e até românticos é uma consequência de quem sabe se comunicar bem. Você aprende o momento de ouvir e sabe se posicionar sem gritar ou ser impulsivo.
Não importa se o assunto é leve ou mais delicado, você consegue transmitir a mensagem de uma maneira que o ouvinte se sente acolhido e não atacado. Caso a outra pessoa queira comprar briga, você também consegue se manter calmo e não entra nesse jogo.
A consequência disso é encontrar pessoas que se comunicam da mesma forma e resolver problemas de um jeito mais leve, sem confusão ou aquela sensação de peso.
-
Impulsionar sua carreira
Uma das perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego é como você lida com trabalhar em grupo e sob pressão. Apesar de ter uma resposta ensaiada, é fácil observar isso na sua oratória.
É preciso saber deixar sua opinião, ouvir a dos outros e conseguir argumentar. Se você faz isso bem, sem se anular ou partir para a briga, tem boas chances de conseguir os melhores cargos e impulsionar sua carreira.
Assim, aprender a falar bem e trabalhar sua linguagem corporal junto é uma maneira de conquistar aquela vaga tão sonhada.
-
Entender e dominar sua linguagem corporal
Como já dito antes, falar bem não envolve apenas a questão das palavras. Você pode ter um discurso incrível, dominar bem um tema, mas afastar as pessoas no lugar de conquistá-las porque sua linguagem corporal expressa outra coisa.
Em um exemplo simples, se sua fala transmite tranquilidade, suas mãos não podem estar gesticulando o tempo todo. Da mesma forma que em um discurso mais intenso não dá para ficar sentado o tempo todo com braços e pernas cruzadas.
Aos poucos você começa a prestar atenção em si mesmo e entende como fazer para fala e gestos andarem juntos, o que é um grande passo no desenvolvimento da oratória.
VEJA TAMBÉM
Feira Literária e Artística de Americana acontece neste domingo (14), no Jardim Botânico: mais de 250 atrações
Circo, Palhaços e Música na Comunidade Canta Galo
Americana recebe Festival Japa e Rock com gastronomia, cultura japonesa e concurso de cosplay