5 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como criar um espaço funcional para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida

Compartilhe essa notícia!

Funcionalidade e acessibilidade andam juntas independentemente do espaço disponível

Ao pensar em ambientes para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida é preciso trabalhar com espaços amplos e poucos móveis. A ideia é que a pessoa consiga transitar pela casa ou pelo apartamento sem bater em algo. E como criar esse espaço? Confira as dicas!

Invista em móveis mais baixos

Na hora de selecionar os móveis para a casa ou o apartamento, opte por uma mesa de jantar e outros itens mais baixos. O idoso ou PCD deve conseguir se sentar ou usar o móvel com facilidade. 

Sofá e cama também devem ser um pouco mais baixos para ajudar na transição para a cadeira de rodas ou que o próprio idoso consiga se levantar sozinho sem risco de se machucar.

Coloque barras laterais no banheiro

No banheiro a preocupação com a acessibilidade é ainda maior. Coloque barras laterais em vários espaços do cômodo. Dentro do box é indicado ter uma próxima ao chuveiro, de modo a facilitar a transição para o banco articulado.

Além disso, as barras devem estar presentes próximas à cuba e ao vaso sanitário, sempre em uma altura fácil de se segurar e se mover.

Instale portas mais largas

Portas largas são uma regra nas casas com acessibilidade. No caso de PCDs, o objetivo é facilitar a passagem da cadeira de rodas. Inclusive, opte pelas portas que abrem para fora.

De qualquer forma, essa opção também é interessante para os idosos, pois facilita sua circulação pelos cômodos. Sem contar que, em caso de um acidente, é mais fácil acudir a pessoa tendo uma porta que abre para fora.

Trabalhe com piso antiderrapante

Este é outro item que não pode faltar em uma casa projetada para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida. Para evitar acidentes, os pisos instalados em toda a casa devem ser antiderrapantes, no entanto, em ambientes onde o risco de queda é maior, como o banheiro, a atenção é redobrada.

Porcelanatos e pisos de cerâmica são exemplos de pisos antiderrapantes que podem ser instalados na casa e no banheiro. Assim, as pedras brutas, as ripas de madeira ou a borracha e os pisos emborrachados são muito bem-vindos.

Tenha um banco articulado no box

Há quem opte por colocar uma cadeira ou um banco de plástico no banheiro para a hora do banho, contudo, se este objeto não é fixo, há risco de queda ou dificuldade para se acomodar ali.

Portanto, instale um banco articulado no box, fácil de se sentar e de se acomodar para a hora do banho. Tanto idosos quanto pessoas com dificuldade de mobilidade conseguem se acomodar facilmente e se banhar sem o auxílio constante de alguém.

Instale um sensor de presença de iluminação

O simples trajeto de chegar até o interruptor, mesmo que curto, pode ser responsável por um desastre. Por isso, é interessante que a casa conte com sensor de presença de iluminação como parte de automatização da residência.

Assim, quando a pessoa chega em um corredor, interno ou externo, as luzes se acendem automaticamente e é possível enxergar onde estão barras de proteção e até possíveis obstáculos.

Invista nas rampas

Troque o máximo possível de escadas pelas rampas. A ideia é que seja fácil entrar e sair de casa. Essa sugestão é muito útil nas residências térreas, porém, se envolve um sobrado, outras adaptações precisam ser pensadas, como o uso do elevador para cadeirantes ou do elevador de escada.

Nas rampas, não se esqueça de colocar um revestimento antiderrapante. Aqui, a borracha se torna a melhor escolha.

Prefira móveis com cantos arredondados

Quando for escolher os móveis da casa, além de investir em itens mais baixos, como citado na primeira dica, invista nos modelos com cantos arredondados. Por mais que a pessoa tenha facilidade de circular pelo ambiente, pode acontecer de se bater e se o móvel for arredondado não causa um acidente.

As mesas redondas também são mais fáceis para o idoso ou a pessoa com mobilidade reduzida se acomodar, seja na cadeira de rodas, seja sentando-se em uma das cadeiras da mesa de jantar.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!