fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

5 dicas práticas para lavar a louça sem drama

A gente sabe que esta não é a tarefa mais divertida do mundo, mas ela pode ser facilitada com alguns truques

 

Tem gente que até curte e acha terapêutico, mas a grande maioria das pessoas concorda que lavar louça é uma das tarefas mais chatas que existem dentro de casa. Para piorar, parece que os itens sujos se multiplicam em cima da pia, aguardando para serem limpos.

 

Até quem mora sozinho concorda que as louças sujas “brotam” na cozinha, como se alguém as tivesse colocado ali. Acontece que, sem perceber, acabamos juntando copos, talheres e pratos que usamos rapidinho e deixamos de lado para lavar depois.

 

Confira, a seguir, algumas dicas para não sofrer na hora de lavar a louça e deixar esse momento mais prático.

1.  Use luva

Esta pode ser uma dica que soa meio fresca, mas acredite: usar luva para higienizar a louça vai ajudar a manter os esmaltes nas unhas por mais tempo e proteger a pele das mãos do ressecamento causado pelo detergente.

 

Para quem tem nojo de mexer em pratos engordurados e comida molhada, essa também é uma forma de “proteger” a mão do contato com esses elementos.

2.  Não deixe a louça acumular

Tem dia que a gente acorda se sentindo um chef, querendo preparar refeições elaboradas e cheias de ingredientes, não é mesmo? Contudo, acontece que cada prato que cozinhamos acaba rendendo um monte de louça suja.

 

A dica é não procrastinar e ir lavando o que usou durante o preparo da refeição. Enquanto uma panela está no fogo, lave todos os utensílios usados até aquele momento.

 

Com essa dinâmica, você não se assusta com a quantidade de louça para lavar e garante que a cozinha esteja arrumada na hora de servir. Além disso, é uma forma de passar o tempo enquanto a comida não fica pronta.

3.  Alie-se à água quente

Muitas vezes, a gente se assusta com panelas e formas com marcas de queimaduras e ingredientes grudados. A gordura também pode tornar a higienização da peça mais difícil, demandando força extra.

 

Uma boa dica é usar a água quente para deixar as peças de molho com detergente por alguns minutos ou fazer uma pré-higienização antes de lavá-las devidamente com sabão e esponja.

 

Para panelas e formas mais complicadas, o ideal é levá-las ao fogo com água e detergente, deixando-as ferver para soltar a sujeira mais facilmente, sem precisar usar palha de aço ou demandar muito esforço físico.

4.  Elimine os restos

Use o papel toalha ou outro acessório para remover o máximo possível de comida de panelas, formas, travessas e pratos antes da higienização. Se não for possível lavar as peças imediatamente após o uso, aproveite para deixá-las de molho em água e detergente.

5.  Organize-se

Certifique-se de que tem tudo o que vai precisar para realizar a higienização da louça ao alcance das mãos: detergente cheio, esponja em boas condições, sabão e palha de aço, se necessário.

 

Em seguida, separe tudo o que vai lavar e coloque os iguais juntos: prato com prato, copos e talheres, travessa com travessa. Assim, você consegue agrupar as peças e começar a lavar do menos para o mais sujo.

 

Parece uma dica boba, mas, dessa forma, você reduz a quantidade de peças e consegue ter uma melhor percepção do que precisa de mais esforço para ser limpo.

Secagem

Enxugar a louça é uma decisão bastante pessoal, relacionada à preferência, ao espaço e ao tempo disponível que você tem.

 

Quem possui uma cozinha pequena, como as de estúdios, lofts e alguns apartamentos, pode não ter espaço para deixar todas as louças e as panelas secando ao ar livre, naturalmente. Nesses casos, enxugar as peças é uma necessidade.

 

Para quem conta com espaço, porém, deixar as peças secarem no escorredor é uma boa para ganhar uma pausa e garantir que tudo fique bem enxuto.

Comentários