5.390 pacientes aguardam por exames de colonoscopia, endoscopia e ultrassom

Santa Bárbara d’Oeste tem, atualmente, 5.390 pacientes na fila de espera por exames de colonoscopia, endoscopia e ultrassonografia. A informação foi prestada pelo secretário de Governo, Rodrigo Maiello, ao responder questionamentos feitos pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), após receber reclamações da população sobre a demora para realização desses exames.

 

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, hoje, a demanda reprimida para colonoscopia é de 852 pacientes, enquanto outros 349 aguardam atendimento de endoscopia. A maior demanda está relacionada aos exames de ultrassonografia com 4.189 pessoas aguardando agendamento na fila de espera, sendo o exame transvaginal e o abdominal os mais procurados.

 

A Prefeitura informou que os agendamentos dos procedimentos de colonoscopia e endoscopia são realizados pela Central de Regulação Municipal, e ocorrem conforme as solicitações médicas, distribuídas dentro do total de vagas mensais. Esses agendamentos são feitos no AME de Santa Bárbara e no Hospital Estadual de Sumaré, referência SUS do município. Segundo Maiello, a Secretaria de Saúde está buscando recursos para a aquisição de aparelho de colonoscopia e endoscopia.Já os exames de ultrassonografia são feitos em dois equipamentos próprios e a Administração Municipal está analisando a possibilidade de firmar convênio com profissionais para desencadear ação para a realização dos exames e agilizar os atendimentos.

 

Sobre o tempo de espera, a Prefeitura respondeu que é difícil determinar o tempo de espera de cada paciente para realizar o exame, uma vez que está atrelada a hipótese diagnóstica de cada situação. “A fila de pacientes que aguardam por esses exames na cidade é muito grande e o atendimento demora vários meses. É necessário que o município encontre uma solução para agilizar a realização dos exames amenizando o sofrimento da população na fila de espera”, disse o vereador Dr. José.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas