Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

4 segredos para manter seu banheiro sempre cheiroso

Confira algumas dicas para evitar os maus odores que podem aparecer no cômodo

 

O banheiro é um dos espaços domésticos de mais intimidade e necessita de cuidados específicos para sua manutenção e limpeza. Além de utilizar bons instrumentos e produtos de limpeza, é necessário saber a forma correta de higienizar o ambiente.

 

Por reunir uma variedade de micro-organismos, o banheiro exige limpeza frequente para evitar a ocorrência de doenças e contaminações. Confira algumas dicas de como mantê-lo não só limpo, mas também cheiroso.

Toalhas e tapetes

Esses dois itens costumam conservar a umidade, o que favorece o surgimento de fungos e deixa um odor desagradável no banheiro. Se o banheiro permanecer fechado a maior parte do dia, o cheiro ruim pode ser ainda mais forte.

 

Por isso, uma das formas de evitar o mau cheiro no cômodo é colocar tapetes e tapetes para secar ao sol. Logo após tomar banho, o ideal é estender a roupa no varal, evitando que ela seque no espaço úmido do banheiro.

 

O tapete deve ser deixado ao sol em um ambiente ventilado pelo menos uma vez ao dia. Lembre-se de que também é fundamental trocá-los regularmente, em torno de uma vez por semana.

Ralos, lixo e chão

Os ralos costumam reunir restos de cabelo e outras sujeiras, que acabam por entupir os canos que conduzem a água e provocar mau cheiro no ambiente. Assim, é preciso lembrar de sempre limpar os ralos. Além de evitar odores ruins, a higienização ainda ajuda a água a escorrer mais rapidamente.

 

Outro item que merece atenção é a lata de lixo, que deve ser esvaziada e limpa regularmente. O ideal é protegê-la com um saco plástico, mas isso não dispensa que ela seja limpa com água e sabão a cada vez que o banheiro for higienizado.

 

Por fim, é possível manter a limpeza passando um pano no chão diariamente, com desinfetante, especialmente nas áreas próximas ao vaso sanitário. Esse pequeno esforço manterá seu banheiro perfumado e limpo por mais tempo.

Vaso sanitário

Este item é o que mais reúne bactérias no banheiro. Para não deixar o odor desagradável no vaso, é recomendado aplicar uma pequena quantidade de água sanitária nele e deixá-la agir por alguns minutos. Transformar essa medida em um hábito diário vai garantir que você mantenha o banheiro longe de cheiros ruins.

 

Outra forma de higienizá-lo é preparar uma mistura com uma (1) colher de soda cáustica dissolvida em 1L de água. Com uma escova, passe esta solução por todo o interior do vaso sanitário. É importante vestir luvas durante todo o procedimento para não danificar a pele das mãos.

 

Outro lembrete importante é fechar o vaso no momento da descarga, pois isso ajuda a impedir a propagação de bactérias no ar e evitar o cheiro ruim no ambiente.

Produtos estratégicos

Para manter o banheiro cheiroso, é importante utilizar produtos para ajudar a neutralizar o odor. Algumas substâncias como vinagre branco, cravo, carvão ativado, canela em pau e bicarbonato de sódio ajudam a absorver o odor do ambiente.

 

É possível colocar tais produtos dentro de um vaso ou objeto ornamental e integrá-los com a decoração do banheiro. Também é possível dissolvê-los na água e utilizá-los na lavagem do banheiro.

 

Por fim, invista em produtos perfumados na hora da limpeza. Existe uma grande variedade desses itens, como incensos, difusores de madeira, difusores elétricos e velas aromáticas.