Trabalhar com estratégias de marketing eficazes exige que os profissionais estejam sempre atualizados para agir de maneira mais assertiva. Conhecer muito bem o seu cliente, suas dúvidas e necessidades é indispensável para oferecer maiores chances de conversão. Por isso, unir o CRM com o marketing digital é uma estratégia fundamental para a sua empresa.
É importante que você acompanhe todo o processo da jornada de compra do cliente para perceber seus desejos e necessidades, entregando assim o que ele precisa naquele momento. Para ter esse controle dentro do setor de vendas, uma ferramenta muito eficaz e bastante utilizada é o CRM. Com ele, você passa a focar mais no cliente e em sua experiência, otimizando a sua forma de vender.
Mas como unir o CRM e o marketing digital estrategicamente? É o que você vai aprender neste artigo!
O que é CRM?
Quando falamos de CRM, ou Customer Relationship Management, temos que pensar em dois caminhos: um sobre software e plataforma e outro sobre métodos de gestão. Em ambos, o cliente é colocado como o ponto principal da estratégia e todas as decisões a tomar devem considerar a experiência e as chances dele fechar um negócio com a sua empresa.
Se você possui vários canais de atendimento ao cliente, o CRM irá unir todos eles em um só lugar. Por exemplo, se o cliente entrar em contato via WhatsApp, e-mail ou através das redes sociais, você irá registrar todas essas informações no mesmo lugar e criar um histórico para aquele cliente. Assim, fica mais fácil todos os setores acessarem as informações e identificar onde o usuário está localizado na jornada de compra, aprimorando o processo de decisão, diminuindo as chances de erro e otimizando os próximos passos do colaborador. O cliente vai se sentir importante para a sua empresa e terá a sensação de que está sendo muito bem atendido.
Abaixo, vamos apresentar três vantagens de trabalhar o CRM e o marketing digital em sua empresa. Continue a leitura!
Otimizar as informações do cliente para todos os setores da empresa
O CRM é capaz de oferecer melhorias nos processos de marketing digital de sua empresa. Entre os principais benefícios, podemos citar uma compreensão mais prática e assertiva da jornada de compra do cliente, um foco maior nos usuários, melhoria da experiência do cliente com a sua marca, automação de tarefas e prioridade nos desejos e necessidades do consumidor.
Assim, faz muito sentido integrar o CRM em suas estratégias de marketing digital para otimizar a busca por novos leads, já que os colaboradores têm acesso às informações e, consequentemente, entendem melhor sobre o seu público-alvo.
Saber agir em todas as etapas do processo
A jornada de compra é um processo que começa com uma dúvida, passando pela identificação de um problema através dessa dúvida e, por fim, a ação de solucionar esse problema. Esse caminho pode ser mais longo, dependendo do perfil do cliente, do nível de complexidade e do investimento em seu serviço.
Se você deseja que o consumidor utilize o produto da sua marca, é indispensável saber o que fazer em cada etapa do funil de conversão. Para isso, é preciso entender quais são as etapas do funil de vendas, como o lead se comporta em cada uma delas, onde o consumidor busca informação e o que faz com que ele realize uma ação. Dados do CRM podem responder estas questões e gerar ações mais efetivas pelo time de Marketing e de Vendas.
Processos de automação e melhoria da experiência do usuário
Antes de automatizar algumas ações, é importante entender como o cliente se comporta, caso contrário tudo que você fizer se tornará ineficiente. O CRM pode ser utilizado para automatizar processos onde existem poucas variáveis e prever movimentos na jornada de compra, melhorando a experiência do usuário do início até o momento da decisão da compra.
Integrar CRM e Marketing Digital pode não ser uma tarefa simples, mas contar com uma ferramenta ou fazer parcerias com uma agência de marketing digital e CRM podem facilitar a sua estratégia!
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