20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

1ª noite de frio extremo tem oito moradores de rua abrigados pela Prefeitura de Nova Odessa e parceiros

Compartilhe essa notícia!

Após um extensivo trabalho de busca ativa – e muito convencimento –, realizado desde o início da tarde da quarta-feira junto a este público alvo pelas equipes da Defesa civil e da Promoção Social da Prefeitura de Nova Odessa, oito moradores em situação de rua foram abrigados e passaram a noite de 28 para 29 de julho, uma das mais frias do ano, na casa abrigo do Projeto Mais, uma das entidades parceiras do Município nesta ação emergencial. Alguns só aceitaram o transporte para o abrigo já tarde da noite.

Determinado pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, no início da semana, o abrigamento temporário destes cidadãos mais vulneráveis aos riscos da hipotermia continua ao longo dos próximos dias, até que termine a onda de frio extremo trazida pela massa de ar polar que atingiu o Estado de São Paulo na última terça-feira. A busca ativa continua toda tarde e noite, e é realizada pela Defesa Civil.

A casa abrigo foi visitada na quarta-feira à noite pelo vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, e pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Rafael Brocchi – que, em nome do prefeito, agradeceram e elogiaram os servidores e voluntários envolvidos no acolhimento, incluindo as equipes da Defesa Civil, Promoção Social, Fundo Social de Solidariedade e entidades e grupos parceiros.

“Nova Odessa está demonstrando sua compaixão com todos os moradores, principalmente os mais carentes e necessitados. É como diz sempre o prefeito Leitinho: nossa gestão não vai deixar ninguém para trás”, afirmou Mineirinho.

O atendimento especial, com abrigamento temporário noturno e diurno dos moradores em situação de rua de Nova Odessa, em parceria com diversas entidades e associações da cidade, teve início já no final da tarde da terça-feira (27/07), antes mesmo da chuva e do frio intensos chegarem. Na primeira noite, apenas um cidadão aceitou ir para a casa abrigo da ONG parceira. Já na quarta-feira, com a frente fria instalada, oito aceitaram o transporte para o local especialmente preparado pela equipe, no Jardim Santa Luiza.

Eles recebem jantar preparado pelos voluntários do Projeto Mais (com apoio da Prefeitura na forma de cestas básicas e outros alimentos), podem tomar banho e ganham roupas, agasalhos e um kit de higiene pessoal – itens preparados pelo Fundo Social e pela Promoção Social através de doações de diversas fontes, inclusive da população de Nova Odessa. Na manhã seguinte, há café da manhã preparado pelos voluntários dos “Anjos da Noite”. Caso queiram permanecer no local ao longo do dia, recebem ainda almoço entregue solidariamente pela Sílvia do Pesqueiro.

O Município também providenciou colchões e cobertores para reforçar a capacidade e acolhimento da ONG, entre outros itens – como toalhas e chinelos. As equipes prepararam ainda um abrigo do lado externo para os eventuais cães de estimação dos moradores de rua, com casinhas, mantas e ração. Há também bicicletário e um sistema para guarda dos objetos pessoais destas pessoas – uma das principais preocupações deles quanto ao abrigamento.

A Secretaria de Saúde prepara também a vacinação contra a Covid-19, na casa, dos abrigados que ainda não tenham sido imunizados. Aqueles que não desejam ficar ao longo do dia no abrigo, mesmo com o frio intenso destes dias, recebem um kit com máscaras e álcool a 70%. “Fico muito contente em ver tanta gente querendo ajudar o próximo sem esperar nada em troca. E muito tranquilo sabendo que, assim, vamos poder proteger essa população mais vulnerável do frio extremo que se aproxima”, declarou na quarta-feira o prefeito Leitinho.

Os interessados podem entrar na casa abrigo diariamente, até as 23h. O endereço é Rua Maximiliano Dalmedico, nº 179, no Jardim Santa Luiza 1. Se algum morador se deparar com uma pessoa em situação de rua correndo risco de hipotermia, pode acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer hora pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. O atendimento é feito 24 horas.

Estima-se a existência de 12 a 14 pessoas nesta situação na cidade, número que varia de semana a semana, mas nem todos aceitam o abrigamento – e, segundo a Promoção Social, devem ter sua opção respeitada pela sociedade e pelos órgãos públicos em geral. Segundo a Defesa Civil Municipal, o alerta de cuidados com o frio extremo vale para todas as famílias de Nova Odessa, principalmente aquelas que têm crianças pequenas e idosos, mais vulneráveis à hipotermia.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!