Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

185 mil Maridos de Aluguel só em São Paulo! 10 curiosidades sobre esta profissão que cresce no Brasil em meio ao desemprego

Conheça mais sobre o famoso “faz-tudo”, profissional que se reinventou diante de um cenário econômico desafiador

 

Desde o início da pandemia de Covid-19, o brasileiro tem buscado as mais variadas alternativas de fonte de renda. Não poderia ser diferente: no primeiro trimestre de 2021, o Brasil registrou 14,8 milhões de desempregados, o que representa uma taxa de desemprego recorde de 14,7%.

 

Paralelamente, 2020 marcou o aumento das empresas em formato MEI (Microempreendedor Individual): de acordo com o Governo Federal, elas representam 56,7% das empresas ativas no Brasil atualmente.

 

Os números mostram que o brasileiro está explorando diferentes formas de ganhar dinheiro. E uma das profissões que tem conquistado cada vez mais destaque é a de marido de aluguel.

 

O famoso “faz tudo” é um profissional que pode ajudar a resolver os mais variados tipos de problemas domésticos – desde serviços mais simples, como a instalação de uma cortina, até demandas mais complexas, como reparo de vazamentos hidráulicos, por exemplo.

 

E, em um cenário de desemprego em alta, alternativas criativas de serviços necessários são mais que relevantes para ajudar a girar a economia.

 

Conheça agora dez curiosidades sobre o marido de aluguel – faz tudo – , a profissão que está ganhando cada vez mais espaço dentro do cenário econômico brasileiro.

1.  O número de maridos de aluguel cresce no Brasil

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, o número de profissionais formalizados como MEI na área de reparos domésticos cresceu 22% entre 2016 e 2018. Apenas no estado de São Paulo, são 185 mil MEIs nesta categoria de prestação de serviços.

2.         A busca por maridos de aluguel cresceu muito em 2020

Com mais gente em casa por conta das restrições necessárias para conter a disseminação de Covid-19, cresceu também a necessidade de realizar reparos domésticos. Um estudo mostrou que a busca por serviços de assistência técnica aumentou 174% em junho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

3.         Marido de aluguel é um prestador de serviços capacitado

Engana-se quem pensa que o marido de aluguel trabalha de maneira improvisada ou dando “jeitinhos” dentro de casa. Este profissional é qualificado para resolver pequenos serviços domésticos que vão de reparos até manutenção e instalações.

4.         O marido de aluguel faz tudo – mesmo!

Uma das vantagens de se contratar um marido de aluguel é que este tipo de profissional é versátil e tem habilidade para realizar uma grande variedade de serviços residenciais, o que facilita a vida do cliente.

 

Ou seja, é possível contratar um marido de aluguel para pintar um cômodo da casa, montar um guarda-roupa e instalar um chuveiro elétrico – tudo de uma vez só, com a mesma pessoa!

5.         No Brasil há mais de uma década

Embora o serviço de marido de aluguel aconteça de maneira informal há muitos anos no Brasil, foi por volta de 2008 que a formalização deste tipo de prestação de serviço começou a ganhar força nos lares brasileiros, com o aquecimento da construção civil no País.

6.         Público variado

A praticidade de se contratar um marido de aluguel para resolver pequenos problemas dentro de casa ganhou o coração dos brasileiros – quando o serviço começou a se popularizar, era mais utilizado por mulheres. Agora, jovens que moram sozinhos, casais sem filhos e idosos também fazem parte do público que busca por este tipo de serviço. Ou seja, o marido de aluguel é ideal para qualquer pessoa!

7.         Cursos preparatórios

Quem quer ser marido de aluguel tem que se preparar e estudar. Existem diversos cursos preparatórios para pessoas que pretendem se profissionalizar na prestação de serviços de reparos domésticos – muitos deles, inclusive, estão disponíveis online e à distância.

8.         Esposas de aluguel?

Com a popularização do serviço de maridos de aluguel, cresce também a quantidade de mulheres que se dedicam à prestação de serviços de reparo doméstico.

 

O sucesso deste modelo de negócio realizado por empreendedoras mulheres virou até tema de novela: em 2011 foi ao ar na TV Globo a novela Fina Estampa, que contava a história da faz-tudo Griselda, protagonista da trama, interpretada por Lilia Cabral.

9.         Principais serviços realizados

Que o marido de aluguel é um profissional versátil, você já sabe. Ele é um profissional qualificado para realizar uma série de trabalhos domésticos, buscando facilitar a vida dos clientes e diminuir a burocracia na prestação de serviços de reparos residenciais.

 

A gama de serviços prestados por um marido de aluguel é muito variada e, justamente por isso, pode atender às mais variadas necessidades em uma casa ou apartamento. Entre os principais trabalhos oferecidos por um marido de aluguel estão:

 

  • Serviços hidráulicos como instalação de torneiras, conserto de vazamentos simples, troca de sifão, desentupimento de vaso sanitário, limpeza de caixa d’água, entre outros;
  • Serviços elétricos como instalação de tomadas e interruptores, troca de lâmpadas, instalação de chuveiros elétricos, instalação de ventiladores de teto, instalação de luminárias, entre outros;
  • Reparos e instalações, como montagem e desmontagem de móveis, instalação de suporte para televisão, colocação de quadros, instalação de eletrodomésticos (como máquinas de lavar roupas ou louças), entre outros;
  • Serviços de pedreiro como pintura de paredes ou azulejos, limpeza de lajes, assentamento de pisos e muitos outros.

 

Lembre-se sempre de alinhar com o profissional escolhido quais serviços serão prestados e confirme se ele realmente é capacitado para realizá-los. Isso garantirá a segurança e a entrega do trabalho acordado.

10.     Custo-benefício

Muitas pessoas buscam o serviço de um marido de aluguel porque, além da praticidade, o custo-benefício compensa para o cliente. Isso acontece porque, muitas vezes, é possível resolver diversos pequenos reparos com apenas um profissional, ao invés de contratar pessoas diferentes para os serviços.

 

A profissão de marido de aluguel oferece diversas possibilidades tanto para quem pretende contratar quanto para quem deseja prestar serviços domésticos de reparos e manutenção.