10ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne 120 pessoas


Com o tema “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, mais de 120 pessoas participaram nesta segunda-feira (27) da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Realizado pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e Secretaria de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste, o encontro ocorreu no Salão Nobre da Educação. No evento, os participantes discutiram o “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. As Pré-Conferências contaram com 320 pessoas, entre representantes do Poder Público e sociedade civil, sendo usuários, entidades e trabalhadores do SUAS, (Sistema Único de Assistência Social) e ocorreram de 15 a 22 deste mês em diversos pontos da cidade.

 

O intuito foi efetivar a Política Nacional do Sistema Único de Assistência Social em todas as esferas de governo, discutir propostas para o atendimento das demandas no setor, bem como eleger os delegados que representarão Santa Bárbara nas Conferências Estadual e Federal. Como parte da programação, houve a palestra da consultora, Rosa Elisa Berton Federici, da RECAPP (Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas), intitulada “Avaliação dos avanços e desafios na construção e implementação do SUAS e a projeção do direcionamento da política para os próximos 10 anos”.

 

“Agradeço o empenho de todo o Conselho e a participação de servidores do município, assistentes sociais e representantes de usuários dos serviços. Espero que nós possamos nessas discussões consolidar e ampliar o SUAS e que efetivamente não seja só a luta pela cidade e não só pelos barbarenses, mas também pelos brasileiros”, enfatizou a presidente do CMAS, Lidia Imaculada Bigoto Gonçalves de Oliveira.

 

A secretária de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, ressaltou sobre a importância do trabalho coletivo na Assistência Social em Santa Bárbara. “Enalteço o trabalho do CMAS por ter feito uma mobilização nesta edição, que conseguiu agrupar pessoas que realmente participaram de forma consciente. O papel do prefeito Denis Andia, desde 2013, foi valorizar o papel da Assistência Social, permitindo que a mesma esteja norteada em leis vigentes nos país”, disse.

 

Na oportunidade, a secretária apresentou uma prestação de contas da Assistência Social, enfatizando as ações do órgão gestor, como os convênios para implantação de abrigos masculino e feminino para pessoas em situação de rua, a inauguração do CRAS 5, localizado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) de Santa Bárbara d’Oeste, no Planalto do Sol II, lei municipal que legitima os cargos essenciais para o SUAS, construções do Plano de Assistência Social, Plano Municipal de Convivência Familiar e Comunitária para crianças e adolescentes e Plano de Atendimento Socioeducativo, além da ampliação de entidades conveniadas e seus respectivos valores.

 

Fotos: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

 

Comentários

Notícias relacionadas