28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura emite nota sobre rompimento de represas

Compartilhe essa notícia!

Rompimentos de represas particulares transbordam o Ribeirão dos Toledos

 

Os rompimentos de duas represas particulares, uma em Capivari e outra em Santa Bárbara d’Oeste, foram a principal causa do transbordamento registrado no Ribeirão dos Toledos em alguns pontos do Município e do desabastecimento de água por conta do alagamento da Estação Elevatória do Santa Alice (Represinha).

 

Entre os rompimentos está o da represa localizada na Fazenda Floresta, em Capivari, que causou o desmoronamento da pista na Rodovia SP-306 (Rodovia Comendador Américo Emílio Romi) e levou um volume inesperado de água para a Represa São Luiz.

 

O outro rompimento ocorreu na represa da área conhecida como “Buraco do Padre”. Uma grande quantidade de água foi abruptamente levada até a Represa do Parque das Águas.

 

A somatória destes volumes desproporcionais de água chegou ao Ribeirão dos Toledos em poucas horas, elevando rapidamente o seu nível e causando o seu transbordamento.

 

Diante disso, o Município de Santa Bárbara d’Oeste estuda medidas judiciais, haja vista que a cidade foi claramente afetada, com falta do abastecimento de água e transtornos em casas, escolas e estabelecimentos comerciais atingidos pela água.

 

Mesmo com as chuvas excessivas e recorrentes dos últimos meses, o nível das represas que abastecem o Município sempre esteve sob controle. Somente um evento externo, imprevisto e de grandes dimensões foi capaz de gerar o transtorno sentido no dia de hoje. Embora tenha sido registrada a forte chuva na cabeceira da bacia do Ribeirão dos Toledos e em cidades como Mombuca, Capivari, entre outras, ainda assim possivelmente Santa Bárbara d’Oeste não presenciaria grande transtorno se não fossem os eventos de rompimentos de represas particulares ocorridos.

 

Durante o dia todo, o prefeito Denis Andia visitou os pontos afetados, conversando com moradores e coordenando os trabalhos realizados pelas equipes da Prefeitura. Toda a ação conta com apoio de diversos setores, como Secretaria de Obras e Serviços, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Governo, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, DAE, entre outros.

 

“O rompimento de duas represas particulares ocasionou um evento absolutamente inesperado e levou grande quantidade de água ao Ribeirão dos Toledos, que subiu rapidamente. Nossas equipes trabalham o dia todo e continuarão trabalhando para atendimento de eventuais emergências decorrentes dos acontecimentos registrados”, afirmou Denis.

 

Quantidade de chuva

 

De acordo com dados atualizados nesta tarde pelo DAE, a precipitação foi de 150 mm durante a noite de ontem e madrugada de hoje na cabeceira da bacia do Ribeirão dos Toledos, em cidades próximas a esta região.

 

Abastecimento

 

O abastecimento de água em Santa Bárbara d’Oeste foi prejudicado. Por medida de segurança, a CPFL recomendou o desligamento imediato da energia na Represinha – ficando a estação impossibilitada de enviar água para tratamento através das bombas. Pode ocorrer falta de água em todo o município e, diante disso, o DAE pede a compreensão e a economia de água por parte da população.

 

Equipes técnicas e operacionais do DAE estão empenhadas em sanar o problema o mais rápido possível. O telefone para mais informações é 0800-770-3459.

 

 

Fotos: Represas particulares rompidas em Capivari e Santa Bárbara (Edmilson Tonel)

 

Assessoria de Imprensa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!