Répteis foram enviadas para o parque pela Unesp de Rio Claro.
Espécies são as duas maiores do mundo e possuem de 17 a 30 quilos.
As duas espécies enviadas são as maiores do
mundo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana)
O Parque Ecológico Municipal Cid Almeida Franco, conhecido como Zoo de Americana(SP), reinaugurou no domingo (5) uma área destinada para cobras, localizada logo na entrada do parque. Junto com a inauguração, os técnicos do zoológico levaram para o local quatro répteis que foram doadas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP). Elas foram resgatadas de faunas e represas da cidade.
Como são cobras de grande porte e não possuíam mais utilidade para pesquisas, o Zoo foi procurado para recebê-las. As duas fêmeas sucuris-verdes e duas da espécie píton da Birmânia estão em exposição permanente.
Segundo o biólogo Guilherme Guidolin Galassi, responsável pelo setor, as espécies são consideradas entre as maiores do mundo. “As sucuris que chegaram medem entre 3 a 3,5 metros e tem aproximadamente 30 quilos, já as pítons, medem três metros e pesam 17 quilos”, afirma.
A área em que foram colocadas, chamada de recinto das cobras, recebeu melhorias na estrutura e no aquecimento. O local também tem vedação, aquecedor, para dar um clima semelhante a uma estufa. O parque funciona de terça à domingo, das 8h às 17h.