Zoo Americana faz sexagem em cisnes-negros durante curso de manejo

O Zoo Americana – Parque Ecológico “Cid Almeida Franco” realizou no último final de semana a sexagem de 10 cisnes-negros durante o curso de manejo de aves, realizado no Núcleo de Educação Ambiental (NEA). A sexagem foi feita através de inversão de cloaca, que é a câmara onde se abrem o canal intestinal, o aparelho urinário e o aparelho genital das aves. Dos 10 cisnes, oito são fêmeas e dois machos.

 

Com a participação de 45 pessoas, o curso contou com a organização do biólogo da Zootec Projetos, Luiz Roberto Francisco, e dentre os assuntos estiveram o manejo, preparo de recintos, manejo reprodutivo e alimentar, cuidado com filhotes. Na parte prática estarão o manejo de aves, sexagem, anilhamento, microchipagem, preparo de ninhos, controle de ovos e a incubação artificial.

 

Segundo o responsável pelo parque, João Carlos Tancredi, o curso foi satisfatório. “Tivemos a presença de diversos empreendedores, estudantes, profissionais de zoológicos e criadouros, além de técnicos e tratadores do zoológico. Todos os conhecimentos são válidos e bem aproveitados em nosso dia a dia”, disse.

 

O Zoo Americana está localizado na Avenida Brasil, 2525, no Jardim Ipiranga, e funciona de terça a domingo, das 8 às 17 horas, com entrada gratuita. Outras informações, www.parque.americana.sp.gov.br.

 

Foto: Bruno Carrenho/Prefeitura de Americana

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas