Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Santa Bárbara d´Oeste

Zona Azul de Santa Bárbara ganha novas formas de pagamento, mas debate sobre vagas no Centro continua

Dennis Moraes 17 de setembro de 2026 6 minutes read
PARQUÍMETRO (2)
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Estapar atualiza parquímetros e amplia opções de pagamento; comerciantes e vereadores também cobram soluções para a falta de vagas e melhorias na área central

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A Zona Azul de Santa Bárbara d’Oeste passa por uma nova etapa de modernização, com a implantação de parquímetros integrados e a ampliação das formas de pagamento disponíveis aos motoristas. A mudança é anunciada pela Estapar, concessionária responsável pelo estacionamento rotativo, em parceria com a Prefeitura, e inclui opções como Pix, QR Code, cartões de crédito e débito e o aplicativo Zul+.

Atualmente, o município possui 36 parquímetros ativos. Segundo as informações divulgadas pela concessionária, 20 deles já foram atualizados e podem ser identificados pelas cores cinza e amarela. Nos equipamentos modernizados, o estacionamento fica vinculado diretamente à placa do veículo, eliminando a necessidade de retornar ao carro para deixar o tíquete no painel.

Os terminais também passam a aceitar pagamentos que vão além das moedas, incluindo cartões de crédito e débito, Pix e o cartão recarregável da própria Zona Azul.

Outra alternativa é o chamado parquímetro virtual. Por meio do QR Code disponível nas placas de sinalização da Zona Azul, o motorista pode acessar pelo celular um portal para ativar a vaga.

Aplicativo amplia opções

A Estapar também disponibiliza o aplicativo Zul+, que permite cadastrar mais de um veículo e adquirir créditos utilizando Pix, cartões de crédito e débito, boleto e carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay.

O aplicativo permite ainda ativar a vaga diretamente pelo celular e receber alertas antes do encerramento do período contratado. A plataforma concentra outros serviços relacionados ao veículo, como consulta e pagamento de IPVA, multas e licenciamento, além de serviços de tag de pedágio, seguros e consórcios.

De acordo com a Estapar, o sistema de estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Durante o período de adaptação, agentes da empresa estarão nas ruas para orientar os motoristas sobre o funcionamento dos equipamentos e as diferentes formas de pagamento.

Modernização resolve parte do problema, mas não encerra discussão sobre as vagas

A atualização dos meios de pagamento atende a uma das reclamações que surgiram desde a implantação e operação do atual modelo da Zona Azul. No entanto, o debate sobre o estacionamento no Centro de Santa Bárbara d’Oeste vai além da tecnologia utilizada nos parquímetros.

A disponibilidade de vagas na região central também vem sendo apontada por comerciantes e usuários como um dos principais problemas relacionados à mobilidade e ao acesso ao comércio. A discussão já chegou à Câmara Municipal em diferentes momentos, com vereadores apresentando requerimentos e questionamentos sobre o funcionamento do estacionamento rotativo, as regras de utilização e as condições oferecidas aos motoristas.

Em 2025, por exemplo, comerciantes participaram de reuniões com vereadores, representantes da Prefeitura, Estapar e Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste (ACISB) para discutir problemas relacionados ao sistema. Entre as questões apresentadas estavam a fiscalização, a comunicação com os usuários e a necessidade de melhorias no atendimento.

Também houve requerimentos específicos na Câmara questionando o funcionamento da Zona Azul. O Requerimento nº 561/2025, por exemplo, solicitou informações ao Executivo sobre o estacionamento rotativo na área central, especialmente em relação à utilização das vagas por idosos e pessoas com deficiência. Já o Requerimento nº 165/2026 voltou a abordar o funcionamento do sistema e as formas de pagamento disponibilizadas aos usuários.

A própria Câmara registra ainda iniciativas voltadas à criação de novas vagas em outros pontos da cidade diante da demanda por estacionamento. Em maio deste ano, por exemplo, o vereador Arnaldo Alves acompanhou o início de obras para criação de recuo e vagas em 45 graus junto à Praça do SESI, justificadas pela alta demanda existente naquela região.

Comércio espera discussão mais ampla

Para comerciantes da região central, entretanto, a discussão sobre a Zona Azul não pode ficar restrita às formas de pagamento ou à fiscalização. A quantidade e a distribuição das vagas também interferem diretamente na circulação de consumidores e no acesso aos estabelecimentos.

A falta de espaços para estacionar já foi apontada historicamente como um dos obstáculos enfrentados pelo comércio central. Em reunião realizada na Câmara em 2013, comerciantes e representantes da ACISB já discutiam a relação entre a disponibilidade de vagas, a rotatividade e o movimento das lojas.

Mais recentemente, a Prefeitura também foi cobrada a analisar alternativas para melhorar a oferta e a organização das vagas na área central, enquanto comerciantes defendem maior diálogo para discutir mudanças que possam beneficiar tanto quem trabalha na região quanto quem precisa acessar o comércio.

Nesse cenário, a modernização dos parquímetros representa uma mudança operacional importante, mas não elimina uma questão que permanece em aberto: como ampliar ou reorganizar a oferta de vagas e, ao mesmo tempo, garantir que o estacionamento rotativo cumpra sua função de promover a rotatividade e facilitar o acesso ao Centro?

A expectativa é que o tema continue sendo discutido entre Prefeitura, Estapar, Câmara Municipal, ACISB, comerciantes e usuários do sistema, especialmente diante das reclamações acumuladas e dos requerimentos apresentados pelos vereadores.

Como utilizar a Zona Azul

Além dos parquímetros e do aplicativo Zul+, o motorista pode utilizar os pontos de venda e os agentes que atuam nas ruas. A Estapar mantém ainda uma Central de Atendimento ao Usuário na Rua Duque de Caxias, 847, no Centro.

O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Da Redação – SB24Horas

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: ACISB Câmara de Santa Bárbara centro de santa bárbara comércio local estacionamento rotativo estapar Mobilidade Urbana parquímetros Prefeitura de Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste trânsito vagas de estacionamento Zona Azul zul+

Post navigation

Previous: Santa Bárbara d’Oeste decreta situação de emergência após chuvas intensas e danos na cidade
Next: CONSEG de Santa Bárbara d’Oeste realiza reunião aberta à população no dia 30 de setembro

Leia também:

conseg
  • Santa Bárbara d´Oeste

CONSEG de Santa Bárbara d’Oeste realiza reunião aberta à população no dia 30 de setembro

Dennis Moraes 17 de setembro de 2026
defesa civil sbo
  • Santa Bárbara d´Oeste

Santa Bárbara d’Oeste decreta situação de emergência após chuvas intensas e danos na cidade

Dennis Moraes 17 de setembro de 2026
Vila Brasil
  • Santa Bárbara d´Oeste

Obras de controle de perdas vão beneficiar 40 bairros e 62 mil moradores em Santa Bárbara

Dennis Moraes 16 de setembro de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente