Jesus Vendedor será 1º suplente
O engenheiro Wilson de Araújo Rocha, conhecido como Wilson da Engenharia (União Brasil), garantiu seu retorno à Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. A decisão foi oficializada após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatar um recurso especial eleitoral que reverteu a decisão anterior do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), permitindo que Wilson tome posse no Legislativo em 1º de janeiro de 2025.
O caso teve início quando o TRE-SP indeferiu a candidatura de Wilson com base na Lei Complementar nº 64/90, que prevê a inelegibilidade de candidatos condenados por improbidade administrativa em decisões colegiadas que resultem em dano ao erário e enriquecimento ilícito. O órgão apontou irregularidades durante o mandato de Wilson como vereador entre 2013 e 2016, alegando a nomeação de uma suposta servidora fantasma, o que resultou no bloqueio de bens do político em 2015.
No entanto, Wilson recorreu ao TSE, argumentando que não houve reconhecimento de enriquecimento ilícito ou dolo pela Justiça comum, além de destacar que o processo de improbidade ainda não havia transitado em julgado. Após analisar os argumentos, o Tribunal Superior Eleitoral afastou a inelegibilidade e validou os votos obtidos pelo candidato nas eleições municipais de 2024.
Com 1.337 votos, Wilson da Engenharia foi o segundo mais votado do União Brasil, atrás de Carlos Fontes, que obteve 1.487 votos. Inicialmente, Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, conhecido como Jesus Vendedor, havia assumido a vaga de Wilson, contabilizando 1.249 votos. Com a decisão do TSE, Jesus passa a ser o primeiro suplente do partido.

O cartório eleitoral da 186ª Zona Eleitoral de Santa Bárbara d’Oeste confirmou nesta sexta-feira (20) a retotalização dos resultados das eleições, bem como as providências para a diplomação de Wilson.
“Recebo essa decisão com muita alegria e renovada motivação para atender às demandas da nossa população”, declarou Wilson, ao comentar o desfecho. Ele destacou que seu novo mandato será pautado pelo diálogo e pela busca de soluções que beneficiem a comunidade barbarense.
O União Brasil, com a validação da candidatura de Wilson, mantém duas cadeiras no Legislativo municipal. A mudança reforça a importância do respeito ao devido processo legal e reafirma o papel do TSE como instância máxima na defesa da justiça eleitoral.
Acompanhe as notícias da região pelo PORTAL SB24HORAS.
VEJA TAMBÉM
Corrida e Caminhada Pernas da Alegria espera público de 6 mil em Americana (SP)
Bolsonaro condenado: e agora?
Neymar e Ivete Sangalo são as celebridades mais carismáticas do país, aponta estudo com brasileiros