28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Você sabe qual é a quantidade ideal de ração para gatos? Descubra a porção recomendada para cada fase

Compartilhe essa notícia!

Assim como as pessoas, os animais de estimação passam por diversas fases na vida — cada qual com um cuidado especial.

 

Os gatos são animais bastante exigentes: todo dono tem alguma história engraçada envolvendo o gato negando-se a comer a ração que ficou na tigela por algumas horas ou acordando a casa por estar com fome.

 

Na hora de alimentar o animal de estimação, muitos donos podem se deixar levar pela euforia dos bichanos e acabar colocando uma quantidade de ração um pouco exagerada. Embora isso geralmente faça a alegria dos pets, não deve acontecer.

 

A primeira razão é simples: comer demais pode causar vômitos, desconfortos intestinais e diarreia. Exagerar nos punhados de ração por muito tempo também pode aumentar o peso do animalzinho — o que, por fim, pode contribuir para o surgimento de quadros de sobrepeso que trazem doenças múltiplas.

 

Você não tem certeza sobre a quantidade de ração que deve dar para o seu gatinho durante a vida dele? Não tem problema: a seguir, falaremos um pouco mais sobre o assunto. Confira!

Gatos filhotes

Depois de, aproximadamente, dois meses de leite materno, os gatos filhotes devem ser alimentados com ração úmida, misturada a um alimento específico para essa faixa etária. Na hora de servir, você pode colocar duas ou três colheres a mais de água, para incentivar o seu bichinho a se manter hidratado.

 

Gatos com peso de até 1,6 kg podem comer entre 10 e 20 gramas de ração por dia, oferecida em porções separadas, 3 a 4 vezes diariamente. Por sua vez, gatos com peso entre 1,6 e 3,7 kg podem comer de 25 a 40 gramas por dia.

Gatos adultos

A partir dos 12 meses, consideramos que o gato deixou de ser filhote. A ração úmida pode permanecer, porque os felinos são bastante carnívoros, e essa é uma forma de mantê-los bem alimentados e hidratados, como já comentamos. Por outro lado, a ração seca deve ser rica em proteínas e fibras, voltada para animais adultos.

Gatos de 4 a 6 kg podem comer entre 40 e 80 g por dia, enquanto bichos com peso entre 7 e 9 kg podem comer entre 60 e 100 g diariamente. Acima dos 10 kg, o ideal é oferecer entre 80 e 120 g por dia, sempre separadas em porções.

 

Durante a fase adulta, é muito importante estimular o seu gato a movimentar-se. A prática de atividade física impede quadros de obesidade, promove saúde e fortalece os músculos. Animais adultos podem ser alimentados duas vezes ao dia.

Gatos idosos

A partir dos sete anos, os gatos já são considerados idosos. Novamente, deve haver mudança de ração: agora, é necessário escolhê-la com mais carinho e, se for possível, optar por alimentos de melhor qualidade, com informações nutricionais mais precisas e voltadas para animais nessa faixa etária.

 

Prefira alimentos com baixa concentração de sódio, já que esse ingrediente pode afetar os rins do seu gatinho — e não é incomum que gatos tenham problemas nos rins. Continue a oferecer o sachê com água filtrada. Faça isso durante toda a vida do seu bichinho.

 

A partir dos 7 anos, gatos entre 1,5 e 5 kg podem comer entre 35 e 75 g por dia. Bichanos entre 5 e 10 kg, de 75 a 120 g diariamente. Caso o seu pet seja mais pesado, vale entrar em contato com o veterinário de sua confiança e verificar qual é a melhor atitude a tomar. Da mesma forma, é necessário analisar se, por conta da diminuição de atividade física, natural em pets mais velhos, o seu gatinho não engordou.

Gatos castrados

Animais castrados passam por algumas alterações hormonais, o que pode fazer com que eles ganhem peso. A alimentação entra como aliada do bem-estar e da saúde, já que deve dialogar com as necessidades do pet.

 

Há rações especiais para gatos castrados, com baixa quantidade de sódio e uma série de nutrientes que evitam o ganho acelerado de peso. Felizmente, elas também estão disponíveis para filhotes, adultos e idosos. Escolha com sabedoria!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!