18 de maio de 2024

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Você sabe como funciona a precificação inteligente de produtos ou serviços?

Imagem de rc.xyz NFT gallery no Unsplash

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Uma das dificuldades de quem tem um negócio na internet está ligada na forma de precificar o seu produto ou serviço e continuar competitivo, não é mesmo? Por isso, falaremos neste texto sobre precificação inteligente.

Você já tinha escutado falar sobre precificação inteligente? Não? Ela é basicamente uma estratégia que utiliza dados e algoritmos avançados para ajustar dinamicamente os preços com o objetivo de maximizar os lucros ou atingir outros objetivos comerciais, como aumentar a participação de mercado ou otimizar a utilização de capacidade.

A precificação inteligente de produtos é uma ferramenta poderosa para manter uma vantagem competitiva no segmento de atuação do seu negócio. Com esta ajuda, você terá a oportunidade de tomar decisões de precificação mais informadas e eficazes, tendo a chance de trazer ainda mais usuários para a sua plataforma.

Os preços desempenham um papel importante na estratégia de posicionamento da empresa e, por isso, devemos estar atentos a cada detalhe. Afinal de contas, o valor do produto ou serviço pode influenciar na decisão de compra. Aliás, segundo uma pesquisa feita pela Neogrid junto com o Opinion Box, mostrou que para 66% das pessoas que foram entrevistadas o valor influencia na hora da compra.

Mesmo que os preços mais altos possam sugerir qualidade superior, devemos tomar cuidado. Por esta razão, é importante saber como funciona a precificação inteligente, assim você estará alinhado com os valores que os seus concorrentes também praticam.

Entenda como funciona a precificação inteligente

Quando vamos fazer os cálculos de produtos ou serviços do nosso negócio é importante considerar uma variedade de fatores e adotar uma abordagem estratégica que leve em conta tanto os custos internos quanto às condições do mercado e as necessidades dos clientes. A precificação eficaz desempenha um papel crucial no sucesso geral da empresa e na sua capacidade de gerar receita e lucro sustentáveis.

Por esta razão, quando aplicamos a precificação inteligente, por exemplo, facilitamos o nosso dia a dia e ainda pode acontecer em variados setores e contextos.

Vamos a um exemplo prático e mais ‘simples’. Se está em busca de produtos para revender direto da fábrica, não pode apenas considerar o valor que paga nele e colocar uma % em cima aleatoriamente porque precisa considerar a demanda de mercado, custos com logística, etc.

E o mesmo vale para serviços, onde você terá que calcular seu tempo de trabalho, ou para outros tipos de negócios, onde negocia com o fornecedor um valor e terá que revender ao cliente por outro.

Quando a precificação inteligente é implementada de forma eficaz, essa abordagem pode levar a aumentos significativos na receita e lucratividade, ao mesmo tempo, em que permite uma adaptação mais rápida às mudanças no mercado e nas condições competitivas. Mas como fazer isso? Mostraremos alguns detalhes abaixo:

1 – Realize a coleta de dados

Para implementar uma estratégia de precificação inteligente, é fundamental realizar uma coleta com diferentes dados  que sejam relevantes. Isso pode incluir dados de vendas históricas, preços dos concorrentes, sazonalidade, tendências de mercado, dados demográficos dos clientes, dentre outros.

2 – Faça uma análise de dados

Uma vez coletados os dados, os algoritmos de análise de dados, como aprendizado de máquina e análise preditiva, são aplicados para identificar padrões, tendências e relações entre variáveis. Isso ajuda a entender como diferentes fatores afetam a demanda e os preços.

3 – Modelagem de preços

Com base na análise dos dados que foram coletados, são desenvolvidos modelos de precificação que levam em consideração diversos fatores, como elasticidade da demanda, custos dos produtos ou serviços, concorrência e metas comerciais. Esses modelos são usados para determinar os preços ideais para maximizar os resultados desejados.

4 – Automatização

A automação desempenha um papel fundamental na precificação inteligente, pois ela permite que aconteçam ajustes rápidos e contínuos nos preços em resposta a mudanças nas condições de mercado. Isso pode ser feito por meio de sistemas de software que monitoram constantemente os dados e aplicam as regras de precificação definidas.

5 – Segmentação de mercado de atuação

A precificação inteligente muitas vezes envolve a segmentação do mercado, baseado nas características demográficas, geográficas, comportamentais, dentre outros detalhes. Afinal de contas, cada negócio pode ter sua própria sensibilidade a preço e preferências, o que influencia a estratégia de precificação.

Por exemplo, uma seguradora de carros costuma cobrar valores diferenciados por região do país e até mesmo por cidade. Se você realizar uma cotação de seguro online alterando a localização, vai perceber isso. Quem mora no Rio de Janeiro tem maiores chances de pagar mais caro na proteção do que quem mora em uma cidade calma do interior paulista.

6 – Testes e otimização contínua

Uma estratégia de precificação inteligente requer testes e ajustes contínuos para garantir que os modelos estejam funcionando conforme o esperado e para identificar oportunidades de melhoria. Isso pode envolver a realização de testes A/B, análise de métricas de desempenho e ajustes nos algoritmos conforme necessário.

Você já conhecia a precificação inteligente? Conte aqui nos comentários.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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