Vitrais da Basílica Santuário serão restaurados

O trabalho será realizado pela mesma empresa que instalou as peças na construção da Igreja

 

Teve início hoje (18) a restauração dos vitrais alemães, belgas e franceses da Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua, em Americana.  Nesta primeira etapa o serviço deverá durar aproximadamente um mês e serão recuperados quatro vitrais que apresentaram problemas de descolamento e estufamento.

 

Os trabalhos estão sendo conduzidos pela centenária Conrado Vitrais e Cristais, de São Paulo, mesma empresa que instalou os vitrais na construção na Igreja e que acumula 140 anos de experiência na área.

 

O processo de restauração é quase todo manual e artístico, consistindo em quatro etapas: fotografia dos vitrais e desmontagem; troca de vidros quebrados, limpeza e inserção do chumbo; colocação de massa especial de vedação; e polimento final.

 

“Muitos destes vidros não existem mais ou são difíceis de serem encontrados, por isso nosso esforço é imenso em preservar e recuperar a beleza dos vitrais que compõem a grandeza da Basílica Santuário”, ressalta o Reitor Padre Leandro Ricardo.

 

Presbitério

Outra parte da Igreja que também está sendo restaurada é o Presbitério, onde os trabalhos tiveram início na semana passada. Serão restauradas as rosáceas, adornos dos candelabros, colunas, cruzes de dedicação, capitéis e zarca. Em paralelo está sendo finalizada uma obra para conter 11 pontos de infiltração com a desobstrução de diversas calhas entupidas.

Comentários

Notícias relacionadas