24Horas RMC 

Visita à Alemanha mostra que S.Bárbara está no caminho certo no manejo de resíduos sólidos

VISITA DENIS“Demos um grande passo para o acolhimento de tecnologias para o nosso País, com a porta de entrada sendo Santa Bárbara e as cidades da região”. Desta forma, o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), Denis Andia, analisou o período em que esteve na Alemanha onde participou do Programa de Cooperação Técnica para Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos. Em Hannover, o chefe do Executivo barbarense conheceu novas tecnologias para o manejo de resíduos sólidos, em visita que confirmou o “excelente caminho que a cidade vem trilhando”.

 

Acompanhado de outros prefeitos do país e representantes da FINEP (Financiadora Nacional de Estudos e Projetosa), Denis atendeu convite da Universidade Técnica de Braunschweig e do Creed – Center for Research, Education and Demonstration in Waste Management, ampliando o trabalho de cooperação internacional na busca de soluções para o descarte de resíduos. Todas as despesas da viagem foram pagas pelas instituições alemãs.

 

“É evidente que existem outras tecnologias já utilizadas na Alemanha que ainda não estão aptas a serem utilizadas no Brasil. Entretanto, este é um caminho que precisa ser trilhado, algo que estamos fazendo em Santa Bárbara d’Oeste, assim como as outras cidades da região que integram o Consimares. Fico satisfeito em saber que estamos no caminho certo”, comentou. Ainda de acordo com Denis Andia, alguns sistemas europeus de compostagem e de acolhimento de resíduos apresentam semelhanças com as práticas propostas e que estão sendo colocadas em ação no município e na região. “Temos os nossos projetos em andamento nesse sentido e o que vimos lá reforça que, entre diversas tecnologias, optamos por uma que está muito atualizada”, acrescentou.

 

Por fim, o prefeito e presidente do consórcio ressaltou a importância do intercâmbio de informações entre o Brasil e a Alemanha. “São excelentes projetos e o conhecimento de diversas tecnologias, além do vinculo institucional dos municípios do Consimares com instituições, universidades, empresas e centros de pesquisa. Temos muito a aprender ainda e muito a ser absorvido”, disse. “Já fizemos o contato para que os coordenadores dos centros e das universidades visitem o Brasil, a nossa cidade e a nossa região. A visita despertou a possibilidade de um salto que podemos dar dentro da nossa capacidade de sonhar e poder realizar. Percebemos que temos muitas coisas que sonhamos e que podemos realizar”, concluiu.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta