SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vigilância Sanitária de Nova Odessa orienta farmacêuticos sobre venda de medicamentos controlados

Compartilhe essa notícia!

Agentes da Vigilância Sanitária de Nova Odessa percorreram farmácias e drogarias da cidade nesta sexta-feira (31) para orientar farmacêuticos e fiscalizar o manuseio e o comércio de medicamentos que exigem controle especial na hora da venda. A ação faz parte de uma operação ampla, que também vai atingir outros tipos de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, supermercados e postos de gasolina.

Durante as abordagens, os fiscais do órgão – que é coordenado pela Diretoria de Vigilância em Saúde – vistoriaram as lojas e conversaram com os responsáveis técnicos. Os agentes orientaram os profissionais sobre a importância do preenchimento correto das notificações de receitas (documentos de controle de comercialização que que são compartilhados periodicamente com a Vigilância Sanitária por meio de relatórios), o armazenamento adequado dos medicamentos no estoque e nas áreas de venda e outros cuidados que devem ser tomados no manuseio das substâncias. A ação teve como base a Portaria 344/98, do Ministério da Saúde, que regula a questão.

“Outro ponto que abordamos em todas as lojas em que estivemos foi a necessidade da disponibilização de caixas coletoras para o depósito de medicamentos vencidos. Essas substâncias não podem ser jogadas no lixo comum. Devem ser recolhidas pelas farmácias e drogarias para que seja feito o descarte correto, evitando contaminações”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde, Priscila Peterlevitz.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, avaliou a operação com um sucesso. “Cumprimos nosso principal objetivo que foi o de orientar os profissionais e avaliar as condições gerais de acondicionamento e manuseio de medicamentos nas farmácias e drogarias do município. Na verdade, já fazemos um trabalho efetivo junto às farmácias. Essa ação tem caráter educativo, de reforço”, explicou o gestor da rede municipal de saúde.

Além da diretora da Vigilância em Saúde, Priscila Peterlevitz, participaram da ação desta sexta-feira a coordenadora da Vigilância Sanitária, Renata Lacerda, e o farmacêutico Tiago Campos. Nova Odessa tem 27 drogarias e farmácias cadastradas no órgão. A fiscalização será retomada na próxima semana.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!