SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereadores retiram assinaturas e descartam comissão para acompanhar crise financeira em Santa Bárbara d’Oeste

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Na sessão desta terça-feira (28), a proposta da vereadora Esther Moraes (PV) para criar uma Comissão de Representação destinada a acompanhar a crise financeira da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste foi descartada após oito dos 12 parlamentares que haviam inicialmente assinado o requerimento retirarem seus apoios. O episódio comprometeu a votação e levantou questões sobre a postura dos vereadores e a influência do Executivo no Legislativo.

Os parlamentares que desistiram de apoiar a criação da comissão foram Arnaldo Alves e Careca do Esporte, do PRD, Rony Tavares (Republicanos), Tikinho TK e Joi Fornasari, do Democracia Cristã, Lúcio Donizete, do Agir, e Felipe Corá e Gustavo Bagnoli, ambos do PL. A proposta necessitava de pelo menos sete assinaturas para ser votada em plenário, mas com a retirada de apoio, o requerimento foi arquivado conforme parecer jurídico da Câmara.

A vereadora Esther Moraes lamentou a decisão dos colegas e destacou a importância de maior transparência e fiscalização das ações do Executivo. “Nesse momento, a gente quer entender em qual momento deixamos de receber os recursos e quais são as prioridades do nosso prefeito [Rafael Piovezan, PL]. Até porque o Legislativo não pode ser um despachante do Executivo. Temos que ter autonomia para fiscalizar e legislar em situações como essa”, declarou a parlamentar.

Informações de bastidores sugerem que a retirada das assinaturas ocorreu após um pedido vindo diretamente do Executivo, embora nem a prefeitura nem os vereadores envolvidos tenham se manifestado oficialmente sobre o assunto até o momento.

A crise financeira do município tem gerado preocupações na população, e a falta de unidade no Legislativo para enfrentar a situação intensifica a tensão. A decisão de arquivar o requerimento reacende o debate sobre a relação entre os poderes na cidade e a independência dos vereadores em suas funções de fiscalização.

O Portal SB24Horas continuará acompanhando os desdobramentos dessa situação e a posição das partes envolvidas. Mantenha-se atualizado em nossas plataformas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!