Em visita recente ao Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini”, no bairro Caiubi, os vereadores Giovanni Bonfim (PDT), Emerson Luis Grippe – Bebeto (SD) e Antonio Carlos Ribeiro – Carlão Motorista (PDT) constataram o abandono desse local, desativado e fechado desde os primeiros meses de administração do prefeito Denis Andia, do Partido Verde.
Segundo relato dos moradores próximos, em janeiro deste ano, devido à falta de manutenção e ao descaso da Administração com o prédio, o pátio localizado na parte de trás do Núcleo Ambiental desmoronou. “Estivemos lá e encontramos tudo destruído”, afirmou o vereador Carlão Motorista.
O Vereador Bebeto lembra que o horto medicinal com mais de 80 espécies de plantas medicinais, a horta orgânica e até algumas árvores como os pés de Pau-Brasil foram arrancadas do local. Além de realizar eventos como o Dia do Patrono, oficinas educativas e comemorar a história do sítio arqueológico, o Núcleo era importante no contexto regional, pois foi um núcleo pioneiro no Estado de São Paulo.
No bairro Caiubi foi comprovada a existência de um sítio arqueológico com mais de 200 peças indígenas entre pontas de flechas e peças de cerâmicas. Também era cuidada a mata ciliar que protege o córrego Alambari que hoje invade o local. Para o vereador Giovanni Bonfim é um verdadeiro descaso com o patrimônio histórico, cultural e ambiental.
Os vereadores já protocolaram requerimento pedindo informações e cobram providências à Prefeitura. Eles também prometem levar o caso adiante aos órgãos competentes, para impedir que todo o trabalho e o valor patrimonial do Núcleo Ambiental sejam perdidos, pois consideram isso um prejuízo à sociedade barbarense.