SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereadores Esther Moraes e Isac Motorista avaliam Prontos-Socorros

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Os prontos-socorros Dr. Edison Mano e Dr. Afonso Ramos, em Santa Bárbara d’Oeste, foram alvo de uma visita técnica dos vereadores Esther Moraes (PV) e Isac Sorrillo (Republicanos) nesta quinta-feira (17). O objetivo declarado foi verificar as condições de atendimento, infraestrutura e funcionamento das unidades, além de apurar denúncias sobre falta de insumos e demora nos atendimentos.

Durante a inspeção, os parlamentares constataram problemas como o mau funcionamento de equipamentos de ar-condicionado e discutiram com gestores e profissionais da saúde sobre as demandas urgentes. A promessa de soluções, como a entrega de seis novos aparelhos para o Edison Mano e dez para o Afonso Ramos até o final do mês, foi apresentada como um sinal de que melhorias estão a caminho.

“Vamos avaliar a situação que encontramos. Ainda há outros pontos a serem estudados, como a oferta de insumos e medicações. Alguns itens já foram repostos, e seguiremos acompanhando essa situação mais de perto”, afirmou Esther Moraes. Já Isac Sorrillo destacou que fiscalizar os prontos-socorros é uma prioridade de seu mandato: “Temos recebido um grande número de denúncias. Vamos checar o que foi apurado para cobrar melhorias da prefeitura.”

Apesar da iniciativa, surgem dúvidas sobre a real efetividade das medidas prometidas e a profundidade da análise dos problemas encontrados. Os problemas relacionados aos equipamentos de ar-condicionado são relevantes, mas representam apenas a ponta do iceberg em uma rede de saúde frequentemente criticada por suas falhas estruturais.

Em relação à transformação das unidades em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a vereadora admitiu que o processo está parado por falta de autorização, embora tenha assegurado que a pauta está sendo discutida em Brasília. No entanto, não foram apresentados detalhes concretos sobre os avanços ou os próximos passos dessa articulação.

Outro ponto que merece destaque é a ausência de dados quantitativos ou qualitativos mais profundos na análise divulgada. Não foram mencionados, por exemplo, indicadores de desempenho ou estatísticas relacionadas às principais demandas registradas nos prontos-socorros. Sem essa base, é difícil avaliar se as medidas planejadas realmente vão impactar positivamente o atendimento à população.

Os vereadores prometeram elaborar um relatório técnico com as necessidades de melhorias e um cronograma de ações a serem cobradas do Executivo. Esse documento será essencial para traduzir a visita técnica em resultados práticos e perceptíveis para os cidadãos barbarenses. A população aguarda não apenas promessas, mas também soluções efetivas que possam ser mensuradas e acompanhadas.

 

A equipe do Portal SB24Horas continuará acompanhando o desenrolar dessa história e cobrando soluções concretas para os problemas que impactam diretamente o dia a dia dos barbarenses.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!