Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereadores barbarenses propõem inclusão do Setembro Dourado no calendário oficial de eventos do Município

Com a assinatura dos 19 vereadores barbarenses, foi protocolado, nesta semana, o Projeto de Lei 179/2021, que dispõe sobre a inclusão do evento Setembro Dourado no calendário de eventos de Santa Bárbara d ´Oeste. Essa campanha, cujo símbolo é um laço na cor dourada, tem por objetivo a conscientização de toda a sociedade para a prevenção e detecção precoce do câncer infanto-juvenil.

Ainda de acordo com o projeto, durante o “Setembro Dourado” poderão ser promovidos seminários, palestras, fóruns e campanhas, dentre outras iniciativas, com a finalidade de informar e conscientizar pais, médicos, professores e demais profissionais que atendem crianças e adolescentes, assim como de alunos da área da saúde, sobre sinais, sintomas e formas de diagnosticar precocemente a doença. Assim, essas crianças e adolescentes seriam encaminhados com mais rapidez aos centros de tratamento, potencializando as chances de cura.

Na exposição de motivos do projeto, os parlamentares destacam que as chances de cura do câncer em crianças e adolescentes podem chegar a 80% em caso de detecção precoce. “Essa estatística, infelizmente, não reproduz a realidade. Isso porque os índices de mortalidade ainda são maiores do que os de diagnóstico, o que significa que muitas crianças estão morrendo sem sequer terem a chance de iniciar um tratamento”, afirmam os vereadores. Eles também destacam que o câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil e apontam estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), segundo a qual cerca de 9 mil casos são registrados por ano. “Identificar os sinais e sintomas é o primeiro passo para que a doença seja diagnosticada e tratada a tempo”, afirmam.