Os vereadores barbarenses aprovaram, nesta terça-feira (19), durante a 29ª Reunião Ordinária de 2025, três projetos de decreto legislativo e 13 moções apresentadas na pauta.
Entre os projetos, destaque para a proposta do vereador Lúcio Donizete, que institui o “Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia” no Legislativo. Também foram aprovadas duas propostas de concessão de Título Honorífico de Cidadã Barbarense: uma à secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva, de autoria da vereadora Esther Moraes (PV), e outra à senhora Zuleica Barrichello, apresentada pelo vereador Gustavo Bagnoli.
As moções aprovadas incluíram homenagens e pedidos de providências em diferentes áreas. Entre os destaques estão aplausos e reconhecimentos aos advogados barbarenses pelo Dia do Advogado, ao professor e esportista Victor Magalhães, aos atletas que participaram das Olimpíadas Especiais da APAE, e a jovens praticantes de Muay Thai que representam o município em competições.
Também foram aprovados apelos direcionados a órgãos estaduais e municipais, solicitando: intensificação da fiscalização na Rodovia Luís Ometto (SP-306), reparos em erosão na Central de Distribuição da Comgás, maior patrulhamento no bairro Cidade Nova, além de manutenção e construção de pontes em diferentes regiões da cidade. Outro destaque foi a moção de aplauso à Padaria Nunes, em comemoração aos 10 anos de fundação do estabelecimento.
De autoria do vereador Juca Bortolucci, foi aprovada ainda a Moção 245/2025, que manifesta apelo ao presidente do Sesc-SP, Abram Szajman, para que estude a viabilidade de instalação de uma nova unidade do Sesc em Santa Bárbara d’Oeste.
Entrega de moções
Durante a sessão, foram entregues moções de aplauso ao jornalista Marcelo Harteman, que comanda o programa “Azul Cidade” pela Rádio Azul FM 82,5, em reconhecimento aos seus 35 anos de atuação no jornalismo; ao projeto social “Raças de Peso”, que promove Terapia Assistida por Animais em benefício de crianças atendidas pela APAE de Santa Bárbara d’Oeste, representado pelo idealizador Emerson Xavier; e à Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste, pelo papel na formação acadêmica e pelos serviços gratuitos prestados à comunidade nas áreas da saúde e jurídica, representada pelo diretor Raphael Ruggeri de Almeida.
A sessão foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal e permanece disponível para acesso público.





VEJA TAMBÉM
Vereadores acionam o Ministério Público após votação de projeto ambiental sem audiência pública em Santa Bárbara d’Oeste
Prisão de Jair Bolsonaro redefine a direita e impõe urgência na escolha do candidato de 2026
Processo ético contra vereador Felipe Corá é retomado dois anos depois da denúncia da vereadora Esther Moraes