Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereadora Nathália Camargo pede divulgação de medicamentos disponíveis e em falta na rede municipal de saúde

Nathália Camargo (Avante)

Americana

 

A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a disponibilização da listagem de medicamentos disponíveis na rede municipal de saúde.

 

No documento, a parlamentar destaca que várias pessoas que dependem do fornecimento público de medicamentos, por não ter condições para adquiri-los, a procuram para se queixar da falta de remédios na rede municipal de saúde. Condição que, frisa a vereadora, pode colocar em risco a saúde do paciente.

 

“A Lei n° 6.454/2020 obriga a divulgação da listagem dos medicamentos disponíveis e em falta mediante a fixação da listagem impressa nos centros da Estratégia de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, nos demais postos de distribuição e no site da prefeitura. O seu atendimento poderia auxiliar na consulta ao estoque dos medicamentos e o local em que estão disponíveis, evitando viagens e despesas desnecessárias, bem como filas de espera por medicamentos indisponíveis”, comenta Nathália.

 

No requerimento, a parlamentar pergunta se a prefeitura disponibiliza a listagem de medicamentos disponíveis e em falta no município e, em caso negativo, pede que se explique o motivo. Pergunta também quantas pessoas são atendidas mensalmente com fornecimento de remédios, quais os cinco mais solicitados e qual o número médio mensal de mandados judiciais para fornecimento.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (15).