SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereadora Esther Moraes critica retirada de assinaturas para criação de Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

A vereadora Esther Moraes emitiu uma nota à imprensa nesta semana manifestando sua insatisfação com a retirada de assinaturas por parte de alguns vereadores, o que inviabilizou a votação e criação da Comissão de Representação de Acompanhamento da Atual Crise Financeira em Santa Bárbara d’Oeste. O requerimento nº 39/2025, que contou inicialmente com o apoio de 11 parlamentares, foi protocolado no dia 23 de janeiro com base no artigo 24 do Regimento Interno da Câmara Municipal, que permite a criação de comissões temporárias para atos externos.

A proposta tinha como objetivo acompanhar de forma organizada as ações do Comitê Gestor instituído pelo prefeito, através do Decreto 7620/2025, para rever as finanças do município. De acordo com Esther, a comissão buscaria dialogar com os governos estadual e federal em busca de soluções para a crise financeira que assola a cidade.

A parlamentar lembrou que comissões semelhantes já foram criadas anteriormente, como durante a pandemia de Covid-19, quando uma comissão temporária foi formada para garantir a vacinação da população barbarense. No entanto, um dia após o protocolo, em 24 de janeiro, alguns vereadores retiraram suas assinaturas, impossibilitando que o requerimento fosse discutido e votado na sessão do dia 28.

“Com a retirada de assinaturas, não foi possível a discussão e votação desse requerimento, consequentemente não foi possível também a criação dessa Comissão que traria maior transparência das finanças públicas, além de ser função desse Poder Legislativo acompanhar a eficiência nos gastos públicos”, destacou Esther.

Sobre as críticas de que o trabalho deveria ser realizado pela Comissão Permanente de Finanças da Câmara, Esther afirmou que tal comissão ainda não está formada e não existem ações concretas dentro dela para tratar do tema. Segundo a vereadora, a urgência da situação financeira do município não permite aguardar os trâmites internos.

“Não me oponho que tal trabalho seja feito dentro da Comissão de Finanças, e, se por ventura vier a ocorrer, manifesto meu interesse em participar e reforço a URGÊNCIA desse trabalho”, declarou.

Por fim, Esther agradeceu aos vereadores que mantiveram suas assinaturas e reafirmou seu compromisso com a população barbarense em buscar soluções para atravessar o atual momento de crise. A vereadora também destacou a importância de transparência e eficiência nos gastos públicos como pilares para superar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!