A vereadora Esther Moraes emitiu uma nota à imprensa nesta semana manifestando sua insatisfação com a retirada de assinaturas por parte de alguns vereadores, o que inviabilizou a votação e criação da Comissão de Representação de Acompanhamento da Atual Crise Financeira em Santa Bárbara d’Oeste. O requerimento nº 39/2025, que contou inicialmente com o apoio de 11 parlamentares, foi protocolado no dia 23 de janeiro com base no artigo 24 do Regimento Interno da Câmara Municipal, que permite a criação de comissões temporárias para atos externos.
A proposta tinha como objetivo acompanhar de forma organizada as ações do Comitê Gestor instituído pelo prefeito, através do Decreto 7620/2025, para rever as finanças do município. De acordo com Esther, a comissão buscaria dialogar com os governos estadual e federal em busca de soluções para a crise financeira que assola a cidade.
A parlamentar lembrou que comissões semelhantes já foram criadas anteriormente, como durante a pandemia de Covid-19, quando uma comissão temporária foi formada para garantir a vacinação da população barbarense. No entanto, um dia após o protocolo, em 24 de janeiro, alguns vereadores retiraram suas assinaturas, impossibilitando que o requerimento fosse discutido e votado na sessão do dia 28.
“Com a retirada de assinaturas, não foi possível a discussão e votação desse requerimento, consequentemente não foi possível também a criação dessa Comissão que traria maior transparência das finanças públicas, além de ser função desse Poder Legislativo acompanhar a eficiência nos gastos públicos”, destacou Esther.
Sobre as críticas de que o trabalho deveria ser realizado pela Comissão Permanente de Finanças da Câmara, Esther afirmou que tal comissão ainda não está formada e não existem ações concretas dentro dela para tratar do tema. Segundo a vereadora, a urgência da situação financeira do município não permite aguardar os trâmites internos.
“Não me oponho que tal trabalho seja feito dentro da Comissão de Finanças, e, se por ventura vier a ocorrer, manifesto meu interesse em participar e reforço a URGÊNCIA desse trabalho”, declarou.
Por fim, Esther agradeceu aos vereadores que mantiveram suas assinaturas e reafirmou seu compromisso com a população barbarense em buscar soluções para atravessar o atual momento de crise. A vereadora também destacou a importância de transparência e eficiência nos gastos públicos como pilares para superar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.
VEJA TAMBÉM
Alô! Deputados querem acabar com golpes por telefone
Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste enfrenta cobrança por atrasos de salários e Bolsa Creche
Santa Bárbara d’Oeste dá passo histórico com o projeto “Câmara da Inclusão”