Vereador Welington Rezende fiscaliza Caps, encontra problemas e cobra secretário


O vereador Welington Rezende (PRP) vistoriou esta semana o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil, no Jardim Santana, em Americana, e constatou problemas no atendimento às cerca de 500 crianças e adolescentes que dependem do local.

Rezende explicou que falta psiquiatra na unidade e a Prefeitura não tem fornecido material didático para as crianças. Explicou ainda que há um clínico geral no Caps Infantil para prestar atendimento somente às terças-feiras, das 13h às 16h, o que, segundo constatou Rezende, é insuficiente em relação à alta demanda.

“O médico é um profissional emprestado do Caps Adulto. Temos o caso de uma criança com esquizofrenia que me procurou. Essa criança toma remédio de alto custo e precisa de explicação de dosagem correta e um parecer de um psiquiatra para conseguir o medicamento, e o Caps Infantil não tem esse profissional em seu quadro. A situação do Caps é de calamidade”, declarou o vereador.

Diante das averiguações, o parlamentar cobrou melhorias do secretário de Saúde, Orestes Camargo Neves. “A resposta que tivemos é que providências serão tomadas e a informação do secretário é que Americana só tem um psiquiatra na rede pública e não pode contratar pela questão econômica”, disse.

Rezende apontou a despesa de R$ 7,5 mil com o aluguel do prédio do Caps Infantil e a necessidade de economia. A Secretaria avalia a possibilidade de mudança da unidade para um espaço de propriedade da Prefeitura.

Rezende destacou também a importância de se ter voluntários técnicos na unidade. “É importante também o envolvimento de voluntários técnicos e capacitados para auxiliar nas atividades da unidade”, frisou o vereador.

 

Comentários

Notícias relacionadas