SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Rony Tavares quer instalação de radares em semáforos de Santa Bárbara d’Oeste

Foto: Dennis Moraes

Compartilhe essa notícia!

O vereador Rony Tavares, protocolou a Indicação nº 3235/2025, sugerindo que a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realize um levantamento dos cruzamentos com maior risco de acidentes para, posteriormente, instalar radares de avanço de sinal vermelho. A medida tem como objetivo reduzir infrações e aumentar a segurança no trânsito da cidade.

De acordo com Tavares, a iniciativa é urgente diante do número de ocorrências registradas no município. “Temos verificado inúmeros acidentes, alguns com vítimas fatais, provocados pelo avanço do sinal vermelho. A presença de radares é fundamental para garantir mais segurança no trânsito e coibir esse tipo de infração”, afirmou o vereador.

Especialistas apontam que a proposta apresenta benefícios importantes, como a possibilidade de reduzir acidentes graves em cruzamentos críticos, fiscalização automática, que diminui a necessidade de monitoramento constante por agentes de trânsito, e o incentivo à maior conscientização dos motoristas quanto ao respeito à sinalização.

Por outro lado, há desafios que precisam ser considerados. A instalação dos radares envolve investimento significativo em equipamentos e manutenção, além de possíveis ajustes técnicos nos semáforos existentes. Especialistas também alertam que, isoladamente, os radares podem não alterar de forma duradoura o comportamento dos motoristas e destacam a importância de campanhas educativas e fiscalização móvel como complementos à tecnologia.

A indicação segue agora para análise da Prefeitura, que avaliará a viabilidade técnica e financeira da implantação. A proposta já gera discussões sobre os melhores caminhos para garantir segurança viária e prevenir acidentes no município.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!