O vereador Marcelo Cury apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 120/2025, que autoriza a criação de pontos de apoio para motorhomes, trailers, campervans e veículos similares em Santa Bárbara d’Oeste. A proposta tem como objetivo oferecer infraestrutura básica e segurança aos viajantes que utilizam esse tipo de transporte, em uma iniciativa voltada ao fortalecimento do turismo itinerante.
Segundo o texto, os espaços deverão contar com estacionamento adequado para veículos de grande porte, abastecimento de água potável, banheiros e chuveiros acessíveis, sistema de descarte correto de resíduos, tomadas de energia elétrica, acesso à internet, informações turísticas, cadastro eletrônico de visitantes e dispositivos de segurança. Além disso, a gestão poderia ser feita em parceria com a iniciativa privada, por meio de convênios e concessões, o que reduziria os custos para o poder público.
Para Cury, o projeto representa uma oportunidade de Santa Bárbara d’Oeste se tornar um destino turístico receptivo, moderno e sustentável, acompanhando uma tendência crescente no Brasil e no mundo.
O debate sobre o projeto deve ir além da ideia inicial: Santa Bárbara está preparada para ser um polo do turismo itinerante? É um movimento capaz de gerar retorno econômico suficiente para justificar a priorização da pauta?
O projeto de Marcelo Cury aponta para um olhar estratégico de médio e longo prazo, mas a análise crítica mostra que, em paralelo, a cidade enfrenta demandas estruturais que continuam sem solução. A tramitação da proposta será a oportunidade de discutir se o momento é adequado para investir em turismo itinerante ou se o foco deve permanecer em questões mais urgentes do dia a dia do barbarense.





VEJA TAMBÉM
Cabo Dorigon pode entrar no jogo estadual, mas mira 2028
Lúcio Donizete propõe Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental Infantil
Câmara vota campanhas sobre abandono de idosos e saúde mental infantil na terça-feira