Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Kifú visita Centro POP para conhecer ações realizadas no Município

O vereador Júlio César Santos, o Kifú (PL), visitou, hoje (18), o prédio onde funciona o Centro POP – Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua, em Santa Bárbara d´Oeste. De acordo com o parlamentar, essa visita teve o intuito de conhecer de perto a estrutura e os trabalhos realizados. O Centro POP é um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, servindo como ponto de apoio para pessoas que moram nas ruas.

No local, Kifú foi atendido pela coordenadora Ana Matea e por Fernanda Vitalli, diretora de proteção especial desse centro de referência. O vereador conheceu toda a estrutura do prédio e alguns serviços oferecidos, como café da manhã e almoço, além de banheiros e espaço para tomar banho. O Centro POP também fornece auxílio para tirar documentos e formular currículos, espaço para ler livros, área de descanso, além de medicação, sempre com apresentação da receita regular. Segundo Vitalli, além do atendimento realizado no local, a unidade também promove a abordagem de pessoas que vivem nas ruas do município, com ou sem denúncia.

De acordo com a direção do Centro POP, algumas pessoas que procuraram pelo espaço, depois de receber atendimento e demonstrar vontade de voltar ao mercado de trabalho, tiveram o apoio e estão trabalhando em empresas da cidade. Ainda este ano, o projeto ampliará suas equipes de abordagem para atender a cidade toda de forma simultânea em diferentes pontos.

Atualmente, o Centro POP de Santa Bárabra d’Oeste funciona de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00, e aos sábados até as 12h00. O serviço de abordagem e acolhimento segue até as 22 horas. Ainda de acordo com a direção, doações são bem-vindas ao local, principalmente de roupas masculinas, que são analisadas e higienizadas para entregar aos que necessitarem. Kifú, que faz parte da direção de um grupo solidário que realiza eventos e ações solidárias em Santa Bárbara d´Oeste desde 2010, afirmou que agora, enquanto vereador, vai se dedicar a conhecer mais sobre os trabalhos sociais realizados no município.

“Santa Bárbara d´Oeste teve um aumento de pessoas que vivem em situação de rua, por isso procurei conversar direto com a direção do Centro POP, para entender de perto o serviço que é realizado com esse grupo e quais são os serviços oferecidos. Acredito que essa é uma área delicada e que poucos procuram entender melhor. Achei boa a estrutura e gostei das ações atuais oferecidas, principalmente os que querem sair dessa situação”, disse Kifú.