Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Kifú propõe denominação de praça no Batagin em homenagem à primeira moradora do bairro

De autoria do vereador Júlio César Santos, o Kifú (PL), foi protocolado, ontem (5), o Projeto de Lei 62/2021, que denomina a praça localizada no cruzamento das ruas Francisco Braga e Indaiá, no Jardim Batagin, de praça Izabel Sepulvida de Oliveira – Dona Bela. Junto à propositura, o parlamentar apresenta breve biografia da homenageada.

Izabel Sepulvida de Oliveira, a Dona Bela, nasceu 22 de dezembro de 1940, em Santa Maria da Serra, interior de São Paulo. Era filha mais velha de José Sepulvida e Cinira Brandão, nascida em uma família de cinco irmãos. Durante a infância, a família se mudou inúmeras vezes. Quando fixou residência na Fazenda “Quebra Pote”, na cidade de Barra Bonita, ela conheceu o futuro marido, Benedito da Silva Oliveira, o Seu Dito, com quem se casou em 14 de junho de 1962. Dessa união, tiveram dois filhos biológicos: José Eduardo e Carlos Aparecido, e uma de criação: Rosa. Veio com a família para Santa Bárbara d’Oeste em 1973. Já em 1977, fixou residência como primeira moradora do Jardim Batagin.

Em Santa Bárbara d’Oeste, inicialmente conciliou suas atividades como mãe e dona de casa com o trabalho na antiga Usina Santa Bárbara. Em seguida, atuou como profissional do setor têxtil, trabalhando nas empresas Cervone e Canatiba, nessa última onde se aposentou. Depois da aposentadoria, chegou a trabalhar como autônoma, mantendo um carrinho de lanches. Ela morreu em 7 de dezembro de 2007, aos 66 anos, causando grande comoção em todos os parentes e vizinhos. Até hoje, seu Dito e os filhos moram no Batagin. “Indico o nome de Dona Bela com a pretensão de homenagear uma pessoa que viu o bairro nascer e sempre encarou a vida com muito bom humor e receptividade a todos que a procuravam”, afirmou Kifú.

 

Retomada e ampliação de arrecadação de alimentos no Município

O vereador também protocolou uma Indicação ao Poder Executivo, por meio da qual sugere que o Município promova a retomada e a ampliação de ações de arrecadação de alimentos em Santa Bárbara d’Oeste. O vereador também propõe que essas ações sejam realizadas via “drive-thru” em diferentes pontos de entrega.

“Assim como já tem sido realizado em outras cidades, sugiro que sejam promovidas campanhas de arrecadações de alimentos durante a vacinação contra a Covid-19 aqui em Santa Bárbara d’Oeste. Assim, de forma voluntária, as pessoas convocadas para tomar a vacina poderiam levar um quilo de alimento não perecível. Esses alimentos fariam parte de um kit a ser distribuído para as famílias que mais necessitam”, afirmou Kifú. O parlamentar também destacou que, em função da pandemia, muitas pessoas passam por grandes dificuldades em busca de alimentos básicos, enquanto a arrecadação feita por grupos voluntários, igrejas e empresas não tem sido suficiente para atender toda a demanda.