SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Joi Fornasari protocola projetos de lei sobre semáforos noturnos e uso de celulares em bancos

Reprodução Facebook Joi Fornasari

Compartilhe essa notícia!

Projetos visam otimizar o trânsito noturno e permitir o uso de celulares em agências bancárias para facilitar transações financeiras.

 

Nesta quarta-feira (8 de janeiro), o vereador Joi Fornasari, do Democracia Cristã (DC), protocolou dois projetos de lei que visam melhorar a segurança no trânsito e a dinâmica de atendimentos bancários na cidade.

O primeiro projeto, PL 01/2025, propõe a alteração do artigo 1º da Lei Municipal nº 3.674/2014, ampliando o horário de funcionamento dos semáforos com o sinal de alerta (amarelo piscante). De acordo com a proposta, os semáforos deverão operar nesse modo das 21h às 06h do dia seguinte, uma hora a mais do que o período atual, que vai das 22h às 06h. O objetivo, segundo Fornasari, é ajustar a operação dos semáforos à realidade das ruas durante a noite, equilibrando a fluidez do tráfego com a segurança de motoristas e pedestres. “Com o aumento das atividades noturnas e os avanços tecnológicos, é fundamental que a cidade adapte suas regras de trânsito para reduzir acidentes e infrações durante esse período”, explicou o vereador.

Já o segundo projeto, PL 02/2025, revoga a Lei Municipal nº 3.626/2014, que proibia o uso de telefones celulares dentro das agências bancárias. A nova proposta visa flexibilizar o uso de celulares no interior das agências, considerando a crescente utilização de aplicativos bancários para transações financeiras. Para o vereador, a proibição, que visava coibir crimes como a “saidinha de banco”, já não é mais eficaz devido ao avanço das tecnologias de segurança bancária, como a autenticação em duas etapas por aplicativos ou SMS.

“Muitos serviços bancários exigem autenticação em duas etapas, que é gerada por aplicativos ou mensagens SMS. A proibição impede que os clientes realizem essas transações de forma segura e eficiente. Além disso, a justificativa original da lei já não é válida diante do contexto atual, onde a segurança digital tem avançado consideravelmente”, argumentou Joi Fornasari.

Com essas propostas, o vereador busca adequar as leis municipais às necessidades e realidades da sociedade atual, promovendo maior segurança tanto no trânsito quanto nas operações bancárias realizadas pelos cidadãos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!