Política Santa Bárbara d´Oeste 

Vereador Jesus recebe resposta sobre leitos hospitalares e de UTI no Município

O vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), recebeu, na última semana, resposta da Administração Municipal ao Requerimento 460/2019, por meio do qual pedia informações à Prefeitura a respeito da instalação de leitos hospitalares e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com o documento, assinado pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, o Município dispõe de 84 leitos hospitalares e oito leitos de UTI (adulta) pactuados.

Ainda na resposta ao parlamentar, Maiello explica que os leitos de UTI SUS no Município são objeto de contratualização junto à Santa Casa de Misericórgdia de Santa Bárbara d’Oeste e têm se mantido na quantidade de oito nos últimos anos. O secretário ressalta, ainda, que a CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde) regula e maneja as vagas de todo o Estado, direcionando casos para os hospitais que possuem vagas quando surgem as demandas.

O secretário de Governo, no entanto, não respondeu qual o valor para a instalação de um leito hospitalar e de UTI no Município. Ele se limitou a afirmar que tais informações podem ser requisitadas diretamente à Santa Casa. “A contratualização fixa quantidade de procedimentos e leitos, não sendo precificado o custo de cada leito, em virtude de que os valores estão atrelados às necessidades da patologia de cada paciente e respectiva AIH (Autorização de Internação Hospitalar)”, explicou.

Ainda na resposta aos questionamentos do vereador, Maiello explicou que a adesão ao sistema CROSS é voluntária, sem custos ao Município, ressaltando que a vantagem é indiscutível em virtude de que o serviço em rede amplia a possibilidade de êxito. Ele também destacou que dos pacientes internados em UTI no Município, todos foram direcionados por prontos-socorros de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Comentários

Notícias relacionadas