Vereador Jesus questiona realização de ecocardiogramas no Município

O vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), protocolou, na última semana, um requerimento, por meio do qual pede informações acerca da realização de ecocardiogramas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar afirma ter recebido diversas reclamações de munícipes a respeito da demora no agendamento para realização desse exame no Município. Esse exame serve para avaliar, em tempo real, algumas características do coração, como tamanho, forma das válvulas, espessura do músculo e a capacidade de funcionamento do coração, além do fluxo sanguíneo.

No documento, ele indaga se os ecocardiogramas são realizados em Santa Bárbara d’Oeste e, em caso de resposta afirmativa, em que local. O parlamentar pergunta também qual a quantidade promovida pela rede pública até o dia 31 de agosto deste ano e qual é a atual lista de espera. Jesus questiona, ainda, o número de exames promovidos por mês e se a Prefeitura tem conhecimento que muitos pacientes aguardam para realizar esse exame há mais de um ano.

Ainda no pedido de informações, o vereador pergunta se a Administração Municipal possui algum planejamento ou projeto em tramitação que visa a atender a grande demanda e se o programa Zera Fila atendeu pacientes que precisavam desse exame. Em caso de resposta afirmativa, ele indaga quantos foram promovidos neste ano. Jesus pede também uma lista de pacientes atendidos desde 2013, ano a ano, assim como a data em que os exames de quem ainda aguarda por atendimento foram solicitados.

Por fim, Jesus questiona como os pacientes podem dar continuidade ou iniciar o tratamento, se não conseguem realizar esse exame para diagnosticar determinada patologia.

 

Comentários

Notícias relacionadas