Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Eliel Miranda sugere ao Executivo a vinda da “Carreta Mulheres de Peito” para Santa Bárbara d’Oeste

O vereador Eliel Miranda (PSD) sugere à Administração Municipal, por meio de indicação, que solicitem ao Governo do Estado de São Paulo o envio da “Carreta Mulheres de Peito” para a realização de mamografia em Santa Bárbara d’Oeste. Criando em 2013, o projeto “Mulheres de Peito” tem por objetivo detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

Na propositura, o parlamentar considera que o governador João Doria anunciou, no último dia 25, a retomada da circulação das “carretas da mamografia” para detecção precoce do câncer de mama e dos veículos do programa estadual “Mulheres de Peito”
a partir de 8 de setembro. “A iniciativa oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico ou agendamento para mulheres de 50 a 69 anos, basta apresentar RG e cartão SUS para ser atendida”, explica Eliel.

O vereador ressalta que pacientes fora dessa faixa etária também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica emitida tanto pela rede pública quanto particular. “As carretas do programa ‘Mulheres de Peito’ já percorreram mais de 300 locais. No total, foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias e mais de 2 mil mulheres encaminhadas para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas”, detalha Eliel.