29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Dr. Daniel se reúne com pesquisadores da USP para conhecer pesquisa sobre qualidade da água da represa do Salto Grande

Compartilhe essa notícia!

O vereador Dr. Daniel (PDT) reuniu-se na ultima terça-feira (15) em Piracicaba com pesquisadores do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental, pertencente ao Núcleo de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP). O encontro, segundo o parlamentar, teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido por coordenadores e alunos pesquisadores que mede os índices de qualidade da água da represa do Salto Grande

 

“Fomos até a USP para enaltecer o trabalho desenvolvido dentro da grade curricular da universidade, que possui um extenso histórico de medições da qualidade da água de nossa represa. Na ocasião nos foi apresentado um balanço sobre os índices de contaminação aferidos ao longo desse tempo”, destacou o vereador.

 

Dr. Daniel foi recebido pelo professor responsável do Núcleo, Dr. Ernani Pinto, e estudantes dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Dr. Ernani detalhou ao parlamentar sobre a pesquisa realizada. “A pesquisa realizada desde 2006 é um estudo contínuo que desenvolvemos sobre a qualidade da água da Represa Salto Grande, avaliando periodicamente a presença de cianotoxinas produzidas por cianobactérias e dos elementos químicos, apontando aqueles que se apresentam em índices superiores ao permitido pela legislação”, explicou o professor.

 

“Além de fazerem parte de projetos dos docentes, os resultados obtidos os dados são de domínio público e podem auxiliar órgãos e empresas no planejamento de ações para despoluição daquela represa”, completou.

 

Ao final da reunião, Dr. Daniel comentou sobre a necessidade de providências para eliminar despejos irregulares de esgoto e outros efluentes contaminantes na represa do Salto Grande.

 

“É um trabalho que merece reconhecimento da sociedade, bem como um alerta às autoridades sobre a contaminação presente naquela represa. Com base nos estudos realizados por aqueles pesquisadores, e ao contrário do que imaginávamos, as medições continuam registrando elevação nos níveis de contaminação da água, demonstrando a urgência na adoção de medidas realmente efetivas para dar um ponto final nos despejos irregulares”, concluiu o vereador.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!