3 de dezembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador de Vinhedo manifesta apoio a projeto de Ana Perugini que protege a Serra dos Cocais

Vereador de Vinhedo manifesta apoio a projeto de Ana Perugini que protege a Serra dos Cocais

Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia!

Moção favorável à instalação de uma Unidade de Conservação Ambiental na área foi assinada por outras duas vereadoras

O vereador Luiz Vieira (Rede) protocolou na última quarta-feira (13), na Câmara de Vinhedo, uma moção de apoio ao projeto de lei da deputada estadual Ana Perugini que defende a instalação de uma Unidade de Conservação Ambiental na Serra dos Cocais, situada entre Valinhos, Vinhedo, Louveira e Itatiba, na Região Metropolitana de Campinas.

A manifestação de apoio, também assinada pelas vereadoras Nayla de Souza e Chris Machado, ambas da Rede, deve ser votada pelos vereadores em plenário na sessão da próxima segunda-feira (18).

No documento, os parlamentares vinhedenses destacam a importância do projeto número 713/2024 para a proteção da biodiversidade local, preservação dos recursos hídricos, conservação do patrimônio histórico, controle da expansão urbana desordenada e especulação imobiliária.

“É imperioso e imprescindível que esta lei seja aprovada, motivo pelo qual nós, vereadores do município de Vinhedo, encaminhamos esta moção de apoio”, escreveram os representantes do Legislativo.

O PL 713/2024 foi apresentado pela deputada à Assembleia Legislativa no final de setembro, semanas depois dos incêndios que destruíram parte da área e chamaram a atenção para a vulnerabilidade do local.

No texto, Ana Perugini argumenta que a criação da APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra dos Cocais é uma forma de criar instrumentos legais para proteção e preservação da área.

Após a criação da APA, ficarão proibidas nos trechos delimitados quaisquer atividades que possam causar degradação ambiental, como desmatamento, queimadas, parcelamento do solo, extração mineral e a utilização da área para chácaras de recreio.

O projeto está sob análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!