O vereador Celso Ávila recebeu resposta da Administração Municipal sobre o Requerimento nº 1.004/2023, por meio do qual pedira informações sobre a falta dos medicamentos Sertralina e Salbutamol (100mcg/ dose aerossol) na rede pública de saúde. A propositura foi protocolada após o parlamentar receber reclamações de munícipes, os quais fazem uso constante desses remédios, acerca de sua falta e consequente prejuízo nos tratamentos.
No documento encaminhado à Câmara, o secretário de Governo, Joel Cardoso, informa que a municipalidade emitiu a autorização de fornecimento para a empresa vencedora do pregão realizado em novembro do ano passado; no entanto, a distribuidora aguarda o laboratório disponibilizar o medicamento Sertralina. O secretário acrescenta que o paciente pode conversar com o médico sobre eventual substituição por outro medicamento com ação antidepressiva.
Com relação ao Salbutamol, Cardoso explica que o medicamento foi adquirido mediante processo licitatório, porém, após emissão da autorização de fornecimento, o Município foi informado de que o produto se encontrava em falta devido à dificuldade de fornecimento pelo laboratório Glenmark. Neste caso, o secretário diz que o paciente que necessita da medicação pode recorrer ao médico para avaliação de possível substituição pelo Ipratropio, que também é bronco dilatador, assim como o Salbutamol.
VEJA TAMBÉM
Vereador Celso Ávila protesta contra a precariedade da Saúde Municipal em discurso na tribuna
Projeto de Lei de Joi Fornasari propõe criação do “Dia do Passinho” em Santa Bárbara
Câmara Municipal vota projetos e moções na 32ª Reunião Ordinária desta terça-feira