Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Celso Ávila questiona bolsas de colostomia distribuídas pelo Município

O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, na última semana, o Requerimento 221/2021, por meio do qual pede informações com relação às bolsas de colostomia entregues aos pacientes pelo Centro de Referência em Santa Bárbara d’Oeste. Na propositura, o parlamentar explica que esse tipo de bolsa pode ser utilizado de maneira temporária ou permanente, após procedimento realizado em quem sofre de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal e problemas de saúde que exigem a amputação do reto.

Por isso, antes de apresentar seus questionamentos, o parlamentar destaca que a qualidade das bolsas de colostomia é de extrema importância para a saúde e bem-estar dos pacientes. No requerimento, Celso Ávila indaga se houve mudança na marca das bolsas utilizadas pelos pacientes no município e, em caso afirmativo, por qual motivo ocorreu essa troca. Ele também pergunta o nome da marca utilizada atualmente, que tem gerado muitas reclamações, além de questionar o número de usuários desses instrumentos médicos no município. Por fim, diante das queixas dos pacientes, o vereador pergunta quais medidas devem ser adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Fui procurado por diversos munícipes reclamando da má qualidade das bolsas de colostomia que estão sendo entregues para pacientes ostomizados. De acordo com relatos, as bolsas que deveriam ser trocadas uma vez por dia, durante 30 dias, estão sendo trocadas de duas a três vezes ao dia devido à péssima qualidade”, afirmou.