Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Celso Ávila (PV) questiona Prefeitura sobre recentes alagamentos

O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, na última semana, o Requerimento 46/2021, por meio do qual pede informações a respeito das áreas de alagamento em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar cita os casos registrados no início da semana passada, quando fortes chuvas atingiram a cidade, gerando pontos de alagamento e transtornos aos munícipes.
Ainda no pedido de informações, Celso Ávila cita diferentes áreas afetadas por enchentes, como o acesso ao bairro Santa Rita de Cássia, no Distrito Industrial; a avenida Santa Bárbara, na altura da empresa Têxtil Canatiba; o cruzamento das ruas Bolívia e Argentina, no Jardim Belo Horizonte; o Parque dos Ipês; e o cruzamento da Estrada do Barreirinho com a rua Sabino Juvenal Sandoval, no Vista Alegre.

No requerimento, o parlamentar questiona o motivo de esses locais terem sofrido tanto com as águas das chuvas da última semana. Ele também pergunta se essas áreas receberam obras de infraestrutura ao longo dos últimos anos, como serviços para ampliar o escoamento e ampliação da rede de drenagem. Em caso de resposta afirmativa, Celso Ávila indaga o motivo dos alagamentos persistirem.

Apesar das chuvas dos últimos dias terem superado as médias para o período, conforme divulgado pela Defesa Civil, o vereador pergunta se a Prefeitura não teria como prever esse tipo de ocorrência e se preparar para essas chuvas fortes, uma vez que as mudanças climáticas são de amplo conhecimento. Mas, caso a Prefeitura afirme estar se preparando para esse tipo de situação, o parlamentar pergunta de que forma isso tem sido realizado. Celso Ávila questiona, ainda, quantos quilômetros de galerias pluviais existem no município e, desse total, quantos foram feitos nos últimos oito anos. Por fim, ele pergunta se existe planejamento e verba para mais obras nesse sentido.