O vereador Carlos Fontes apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 117/2025, que prevê isenção tarifária no transporte público coletivo municipal para pacientes com consultas especializadas ou exames previamente agendados pela rede pública de saúde em Santa Bárbara d’Oeste.
A proposta contempla usuários atendidos em unidades próprias, conveniadas ou contratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao benefício, o paciente deverá apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atualizado e documento que comprove o agendamento da consulta ou exame, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou pela unidade responsável.
O projeto garante passagem de ida e volta no dia da consulta ou exame, além do direito a um acompanhante para menores de 18 anos, idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e em casos de recomendação médica formal.
Segundo o texto, caberá à Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a empresa concessionária do transporte público, regulamentar, controlar e fiscalizar a aplicação da lei, caso aprovada, em um prazo de até 90 dias a partir de sua publicação.
Na Exposição de Motivos, Carlos Fontes justificou a proposta ressaltando o impacto social da medida.
“Trata-se de política pública de baixo custo relativo e alto impacto social, alinhada aos princípios da dignidade da pessoa humana, da saúde como direito social e do dever do Município em garantir acesso efetivo aos serviços públicos de saúde”, afirmou o parlamentar.
O projeto ainda passará pelas comissões permanentes da Câmara e, posteriormente, será votado em plenário.





VEJA TAMBÉM
Cabo Dorigon pode entrar no jogo estadual, mas mira 2028
Lúcio Donizete propõe Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental Infantil
Câmara vota campanhas sobre abandono de idosos e saúde mental infantil na terça-feira