SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Carlos Fontes apresenta Projeto de Lei para apoiar mães de crianças com TEA

Compartilhe essa notícia!

O vereador Carlos Fontes (União Brasil) deu um importante passo rumo ao fortalecimento do suporte às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Bárbara d’Oeste. Com o Projeto de Lei nº 23/2025, o parlamentar propõe a criação do Programa Municipal de Apoio para Mães de Crianças com TEA, cujo principal objetivo é oferecer suporte emocional, orientação prática e assistência para mães e responsáveis.

O programa busca minimizar os impactos emocionais e práticos do cuidado com crianças autistas, garantindo o bem-estar das famílias. Segundo o projeto, o programa deve contar com:

  • Psicólogos especializados em saúde mental materna e no TEA;
  • Assistentes sociais, que oferecerão orientação sobre direitos, benefícios e serviços sociais disponíveis;
  • Educadores especializados em inclusão e adaptação do ambiente familiar para o cuidado de crianças com TEA.

Outro diferencial do projeto é que os atendimentos serão realizados nos mesmos locais e horários em que as crianças já recebem tratamento, garantindo praticidade para as famílias. Além disso, serão oferecidos cursos profissionalizantes para que essas mães possam contribuir para a renda familiar.

Para viabilizar essas iniciativas, o projeto autoriza parcerias com entidades públicas e privadas, universidades, associações de apoio ao autismo e outras organizações.

Foto: Dennis Moraes

“Esta iniciativa vem ao encontro das dificuldades expostas pelo grupo do Projeto ‘Mundo aos Olhos Autista’, que solicita atenção quanto ao cuidado com as mães de autistas. A carga emocional, psicológica e prática exigida para o cuidado dessas crianças é intensa, e muitas vezes as mães carecem de apoio emocional e orientação adequada sobre como lidar com as particularidades do transtorno e quais são os direitos das crianças com TEA”, destacou Carlos Fontes na Justificativa do projeto.

A iniciativa surge em um momento crucial para chamar atenção para as necessidades das famílias atípicas e pode representar um marco na inclusão e bem-estar dessas mães e crianças em Santa Bárbara d’Oeste. Agora, o projeto aguarda tramitação na Câmara Municipal para análise e votação.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!