25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Bachin Jr. quer isenção até 2045 de pagamentos de encargos na instalação de sistema de energia solar em prédios públicos do Município

Compartilhe essa notícia!

 

O vereador Bachin Jr. (MDB) protocolou a Indicação 728/2022, por meio da qual sugere ao Poder Executivo que promova a instalação de sistemas de energia solar nos prédios públicos de Santa Bárbara d’Oeste. Nessa propositura, o vereador sugere que a Prefeitura aproveite o prazo de isenção dos encargos estabelecidos pela Lei Federal nº 14.300/2022.

Bachin destaca que a Lei Federal 14.300, aprovada em 6 de janeiro de 2022, institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS). Além disso, a referida lei estabelece um prazo de instalação até 7 de janeiro de 2023 para aproveitar a gratuidade no uso das redes de distribuição, bem como outros encargos. A norma federal também estabelece que quem investir em instalações de sistemas de energia solar nos próximos meses pode ficar isento da cobrança desses encargos até 2045.

Ainda na Indicação, o vereador aponta que a instalação de energia fotovoltaica em prédios públicos vem crescendo em muitos munícipios do país e que, segundo levantamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, pelo menos 11 Estados e cinco capitais estudam ou já implementam projetos para atender prédios públicos. O parlamentar também destaca que prédios com captação de energia solar promovem a sustentabilidade e contribuem diretamente na promoção de um meio ambiente ecologicamente sustentável e essencial à qualidade de vida para gerações futuras.

“Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), somente 1% dos sistemas instalados no Brasil são em edifícios de governos. Sabemos que isso é o futuro e que coopera e muito para uma gestão sustentável, equilibrando economia e preservação ambiental. Com a Lei Federal nº14.300, se esses sistemas forem instalados ainda em 2022, é possível aproveitar a gratuidade de vários encargos até 2045, gerando uma grande economia que pode ser posteriormente revertida em investimentos em outras áreas como saúde, segurança e educação”, disse Bachin.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!