25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Bachin Jr protocola projeto de lei que visa o combate e à prevenção à violência contra a mulher no Município

Compartilhe essa notícia!

De acordo com a proposta, como forma de combate e prevenção à violência, a mulher poderá dizer “Sinal Vermelho” ou sinalizar e efetivar o pedido de socorro e ajuda expondo a mão com uma marca em seu centro, na forma de um “X”, feita preferencialmente com batom vermelho ou outro material acessível, se possível na cor vermelha, a ser mostrado com a mão aberta para clara comunicação do pedido. O protocolo básico e mínimo do programa consiste em que, ao identificar o pedido de socorro e ajuda, o atendente de diferentes estabelecimentos comerciais, repartições públicas e demais locais de atendimento ao público colete o nome da vítima, seu endereço ou telefone, ligando imediatamente para o 190 (Polícia Militar).

Ainda segundo o projeto, sempre que possível, a vítima será conduzida, de forma sigilosa e com discrição, a um local reservado para aguardar a chegada da autoridade de segurança pública. A propositura também autoriza o Poder Executivo a promover ações para a integração e cooperação com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, ligada à Secretaria Municipal de Promoção Social, à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), e associações ou entidades representativas de diferentes instituições públicas e privadas.

“A violência contra a mulher tem crescido constantemente no Brasil, mesmo com a intensificação de campanhas publicitárias e a existência de uma Rede de Atendimento razoavelmente satisfatória”, ressaltando que, em 2020, o país registrou uma denúncia de violência contra a mulher a cada cinco minutos. “O fato é que o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo com mais mortes de mulheres, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e, em 2019, teve um aumento de 7,3% nesses casos em comparação com 2018”.

Diante desse cenário, é fundamental que a sociedade e o Poder Público se organizem para criar e fornecer todos os mecanismos possíveis para fazer cessar esse tipo de violência. “Nesse sentido, nosso mandato acatou a sugestão para apresentar este Projeto de Lei da militante do MDB Mulher em Santa Bárbara d’Oeste, Marijane Helena Grando, da presidente Nacional do MDB Mulher, Fátima Pelais, e da presidente Estadual do MDB Mulher, Maria do Carmo Guilherme”.

Essa campanha “Sinal Vermelho” foi lançada em 2020 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo foi o de oferecer um canal silencioso para as mulheres pedirem socorro por meio de um gesto.

Assim, buscando inspiração em legislações semelhantes aprovadas nos Estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e nas iniciativas em âmbito federal, apresentamos este Projeto de Lei que, uma vez aprovado, deverá ser articulado junto à Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste para que campanhas publicitárias, confecção de cartazes e ações juntos aos estabelecimentos comerciais sejam realizadas com o intuito de promover esta iniciativa e oferecer a todas as mulheres barbarenses a possibilidade de pedir socorro sem colocarem ainda mais a vida em risco.
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!