Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Vereador Arnaldo Alves (PSD) protocola projeto que institui Festa da Imaculada Conceição no calendário oficial e eventos

O vereador Arnaldo Alves (PSD) protocolou, na última semana, o Projeto de Lei 07/2021, que institui o evento denominado Festa da Padroeira da Paróquia da Imaculada Conceição no Calendário Oficial do Município. Esse evento é realizado, anualmente, no mês de dezembro, no bairro Cidade Nova. A propositura também autoriza o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a realizar a divulgação do evento nos órgãos de comunicação do município e da região, com o objetivo de atingir ampla participação popular.

Na exposição de motivos do projeto, Arnaldo Alves explica que o Dia de Nossa Senhora da Conceição é celebrado em 8 de dezembro, mês em que já é promovida a Festa da Padroeira no bairro Cidade Nova há 34 anos. O evento conta, além de atrações musicais, com festival de prêmios, comidas típicas e a participação das comunidades, alcançando uma média de público de 10 mil pessoas.

Segundo o testemunho de moradores mais antigos, a comunidade do Cidade Nova começou a ser formada, provavelmente, no ano 1979, quando o então pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, padre Mário Freguglia, passou a celebrar a missa nas casas dos moradores. Com o passar do tempo, as missas foram celebradas durante algum tempo na Escola Maria José Margato Brocatto. Em 1982, chegou ao bairro o padre Antônio Correa Filho, que deu continuidade ao trabalho pastoral, organizando e construindo a estrutura necessária para o nascimento da nova Paróquia. O sonho de todos tornou realidade no dia 13 de maio de 1986, Festa de Nossa Senhora de Fátima, quando Dom Eduardo Koaik, Bispo Diocesano de Piracicaba, assinou o Decreto de Ereção da Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d’Oeste.